Brasileiro perde tudo com alavancagem de criptomoedas e desabafa sobre o “inferno” que vive há um ano
Um trader brasileiro de criptomoedas lamentou publicamente que perdeu todas as suas criptomoedas operando no mercado de futuros e alavancagem.
De acordo com um relato publicado em sua conta no X, Matheus Albuquerque fez um longo desabafo sobre a situação em que se encontra após o prejuízo.
Segundo o trader, ele publicou seu relato para que mais investidores aprendam as duras lições do mercado, sem perder tudo como ele, que agora alega “viver um inferno há quase um ano“.
Publicando seu relato acreditando que quase ninguém leria sua história, sua publicação já ultrapassa 40 mil visualizações.
Pessoal, trago hoje um relato de uma pessoa que ta vivendo um inferno na vida a quase 1 ano.
Antes de mais nada, estou externando isso para que nenhuma outra pessoa passe pelo mesmo, e eu sirva de exemplo. Possivelmente quase ninguém lerá, pois sou low profile e uso esse twitter
— Matheus Albuquerque (@matheusra07) February 3, 2025
“Ganhava até 30% ao mês”, diz trader de criptomoedas que operava com alavancagem no mercado
De acordo com o relato do investidor Matheus, ele começou a operar criptomoedas em meados de setembro de 2023. Como trabalha na área de tecnologia, ele chegou a fazer um TCC para a faculdade sobre o bitcoin em 2018.
Mesmo assim, ele nunca havia investido nada no mercado, dizendo que vem de uma família de origem humilde. Quando começou a investir no mercado então, ele passou a seguir vários influenciadores que indicavam a compra de algumas altcoins promissoras.
Conforme sua explicação, o trader começou comprando Polygon (MATIC), Ethereum (ETH) e Chainlink (LINK). Segundo ele, os “influencers falavam que o bitcoin iria subir, mas não com a mesma força que tais altcoins“.
Buscando obter um retorno mais rápido para seus investimentos, ele começou a acreditar que poderia multiplicar seu capital em duas ou três vezes, embora não soubesse nem operar com análise gráfica. “Naquela época eu não tinha conhecimento de análise gráfica, não sabia traçar um suporte/resistência, mas estava fazendo entre 20% e 30% ao mês“, lembrou o investidor não profissional.
“Busquei cursos para me qualificar, captei dinheiro com minha mãe, meu pai fez empréstimo e pedi demissão do emprego”, lamenta trader
Vendo potencial como um trader de sucesso no curto prazo, o investidor brasileiro passou a fazer alguns cursos em busca de se profissionalizar mais. No início de 2024, ele começou a conhecer o mercado de futuros de criptomoedas e operações com alavancagem.
Ao comentar com seus pais o sucesso de suas operações, sua mãe, uma professora do estado, resolveu entregar ao filho as suas economias poupadas durante a vida. Além disso, seu pai contraiu um empréstimo para aumentar a posição do filho, em busca de obter mais lucros.
“Todas as narrativas daquele momento, halving para acontecer, iniciando um bull marketing [sic], entre outras narrativas que indicavam que o mercado era lua“, lembrou Matheus.
Com um emprego como analista sênior em uma empresa de tecnologia, o trader começou a entender que estava perdendo oportunidades com o mercado, visto que conseguia ganhar metade de seu salário em um único dia, na máxima de seu capital.
Assim, ele conversou com a família e resolveu pedir demissão do emprego, largando tudo para se dedicar integralmente a ganhar mais dinheiro com investimentos.
“Correção veio e perdi tudo”, lamenta trader, que espera que ninguém passe pelo que ele vem enfrentando
Como tudo que ele acompanhava indicava alta no mercado, ele confiou que tudo poderia ser bom. Contudo, em abril de 2024, a correção no mercado chegou a atingir 20% e o trader chegou a imaginar que era uma correção comum do ciclo de alta.
Com o mercado que ele acompanhava operando em queda brutal, o trader começou a se desfazer de posições de hold, pegou mais dinheiro emprestado, contraindo dívidas. Além disso, para adicionar mais margem alavancado, ele estourou toda a sua margem em cartões de crédito, na esperança de pagar depois o prejuízo.
“O mercado só caia, Israel contra Irã, inflação nos EUA voltando a subir, até que chegou o momento que não tinha mais o que fazer, era rezar e ver o que ia acontecer“, lembra o trader.
O resto de dinheiro que tinha, 10% do que chegou a ter um dia, ele acabou perdendo em uma operação no começo de fevereiro de 2025, agora com prejuízo total. Ele lembra que passa por meses de agonia, e que não cometeu nenhum ato impensado por conta de sua filha de apenas dois anos.
“Não cometa os mesmos erros que eu”
Já se desfazendo de bens, como Playstation 5, computadores, e outros itens, o trader agora voltou a buscar emprego no mercado de tecnologia, mas não tem encontrado com facilidade.
“Essa é minha história nesse mercado e se você tá chegando hoje ou é recente, não cometa os mesmos erros que eu, por que as consequências são muito pesadas e difíceis de suportar. Deus abençoe a todos“, finalizou o trader.
Com a publicação viralizando, outros investidores ofereceram conselho a Matheus, apoiando o colega que atravessa um momento difícil. De qualquer forma, seu caso mostra a importância de um sólido gerenciamento de risco ao se operar em um mercado de alta volatilidade, principalmente de altcoins.
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.