Bloober Team focará mais em jogos em terceira pessoa sem sustos
Se você olhar para o catálogo de jogos do Bloober Team, verá que ele consiste em jogos em primeira pessoa e terceira, com maior foco no primeiro. Agora, o estúdio revela uma mudança no foco da produção de jogos, já que eles querem trabalhar mais em games com a câmera em terceira pessoa e sem sustos no estilo “jump scare”.
O remake de Silent Hill 2 é o primeiro jogo do estúdio em que o jogador pode controlar a câmera em terceira pessoa. Se você jogou The Medium, sabe que, apesar do jogo ser nessa perspectiva também, não é possível controlar a câmera porque ela é fixa como nos clássicos de terror.
Veja mais:
Bloober Team “pressionou” Konami para lançar Silent Hill 2 no PC
Silent Hill 2 Remake em outros consoles só no fim de 2025
Jogadores de Silent Hill 2 poderão desligar HUD
Outra mudança na abordagem do estúdio Bloober Team está em depender mais da atmosfera do que nos sustos, ao contrário do que fazia nos jogos em primeira pessoa. “Na época em que estávamos trabalhando no primeiro Layers Of Fear, contávamos muito mais com jump scares e coisas que apareciam de forma repentina“, disse o produtor Maciej Głomb.
“Com Silent Hill 2, fomos muito mais na direção de apenas criar essa atmosfera tensa – novamente, [essa sensação de] desconhecido, você não tem certeza do que vai acontecer em seguida. Se você puder realmente proporcionar essa sensação, não precisará “fazer” com que algo aconteça, porque isso já está funcionando nos jogadores, eles estão tendo essa experiência“, adiciona.
Jogos em terceira pessoa é o foco do Bloober Team agora
Silent Hill 2 chega na próxima semana e já teve as reviews mundiais publicadas. Esse é um jogo em que o estúdio está redefinindo seu estilo com nova perspectiva de gameplay e atmosfera tensa.
Ele também é o primeiro jogo em que criamos uma câmera em terceira pessoa e, daqui para frente, acho que essa também é a direção que queremos continuar explorando.
Maciej Głomb, Bloober Team
Foto: Divulgação/Konami
“Porque achamos que ela realmente ajuda a vivenciar a história e a entender as emoções e a motivação dos personagens, além de manter a experiência geral muito mais pessoal. Porque, ao ver o personagem, você se identifica com ele, na minha opinião, muito mais do que, por exemplo, quando joga em primeira pessoa“, complementa.
O diretor criativo do Bloober Team, Mateusz Lenart, conta que o estúdio vem apresentando as novas ideias que quer seguir aos poucos: “estamos adicionando elementos bem devagar para crescer como empresa, ganhar confiança, ganhar experiência, etc“.
Essa proposta atual de jogos em terceira pessoa e depender menos de jump scares começou com The Medium. “Sentimos que temos a tecnologia, a experiência e o conhecimento para tentar e lidar com Silent Hill, um título icônico“, adiciona.
Fone: RockPaperShotgun