EconomyFeaturedNewsTop Stories

Blackwell Ultra: NVIDIA prepara chip B300 com 288GB de HBM3E [RUMOR]

A NVIDIA já trabalha em um nova versão de seus chips Blackwell para servidores e uso profissional. Segundo os rumores da vez, o nome comercial dos chamados Blackwell Ultra será B300, incorporados em um novo servidor IA GB300, que deve ser lançado em breve. Agora, vazamentos do site UDN apontam detalhes de hardware do B300, incluindo a capacidade surpreendente de 288GB de memória HBM3E em cada GPU.

É um incremento considerável de capacidade, levando-se em conta que os atuais B200 usam 192GB de memória. Ainda segundo os detalhes do vazamento, os componentes B300 usam uma arquitetura de 12 camadas, enquanto seus antecessores ficam em 8 camadas.

As informações não oficiais apontam ainda que o B300 pode ter uma performance até 1,5 vez maior do que o B200, operando com um TDP de 1.400W. Para resfriar tanta performance, a NVIDIA teria implementado uma nova infraestrutura, “completamente reimaginada”, incluindo placas de resfriamento líquido.

O novo GB300 baseado em Blackwell Ultra usaria ainda placas de rede de nova geração ConnectX 8, com módulos ópticos incrementados de 800G para 1,6T. O ainda não oficial GB300 usaria CPUs Grace, além das GPUs com a nova versão de Blackwell. O formato da memória, de acordo com os rumores, também chama a atenção.

Blackwell Ultra GB300 usa memórias LPCAMM?

O extensivo vazamento dos detalhes para os servidores GB300 da NVIDIA inclui ainda a informação de que os novos servidores vão usar o formato LPCAMM em suas memórias. Essa seria outra mudança em relação aos GB200 atualmente disponíveis.

O design LPCAMM se destaca, especialmente, pelo tamanho reduzido. Assim, muito tem se falado sobre as novas memórias para o segmento de portáteis como notebooks, mas seu design também pode ser bem útil em servidores.

Notícias relacionadas:

Servidores NVIDIA DGX GB200 impulsionarão receita de 2025

TSMC e NVIDIA estariam negociando produzir GPUs Blackwell na Fab 21, do Arizona

Micron inicia vendas de memórias LPCAMM2, 64% menores que formato SODIMM

Com o sucesso atual da NVIDIA, a implementação de memórias LPCAMM em seus servidores mais avançados deve incentivar outras empresas a também experimentarem o formato. Esse é mais um aspecto interessante para observar quando os GB300 tiverem seu lançamento oficial.

Via: TechPowerUp

Facebook Comments Box