Bitcoin não vai te salvar de um apagão, estoque comida e chumbo, diz crítico da criptomoeda

Avelino Morganti, ex-investidor de Bitcoin e agora crítico da criptomoeda, acredita que o Bitcoin não é uma salvação durante um período de apagão, como o que aconteceu na Europa nesta segunda-feira (28).
Ao invés disso, Morganti defende que a população deve estocar “comida e chumbo” para se proteger nesses momentos.
Segundo informações da mídia internacional, Espanha e Portugal foram os dois países mais afetados. Partes do sul da França também ficaram sem energia. A previsão é que levará horas para a distribuição ser normalizada.
Crítico brasileiro afirma que Bitcoin não vai lhe salvar de um apagão
O apagão na Europa iniciou-se por volta as 11:30 da manhã pelo horário local. Nas redes sociais é possível ver fotos e vídeos mostrando interrupções em serviços públicos de transportes, bem como filas em bancos e supermercados lotados.
O Bitcoin não foi afetado pelo blecaute, principalmente porque não há grandes mineradoras na região. No entanto, mesmo se existissem, a rede continuaria processando transações por conta de equipamentos instalados em outros países.
Apesar disso, o brasileiro Avelino Morganti fez uma crítica à criptomoeda, notando que ela não será útil em um momento de crise como vive Portugal, Espanha e o Sul da França agora.
“Num momento como um apagão, Bitcoin, dólar, t-bills, não podem te salvar. Às vezes nem ouro e prata. É a lei da sobrevivência. A lei do mais forte.”
“Eu falo há anos que é essencial ter estoque de comida e chumbo e me chamam de maluco”, continuou Morganti. “Previsão da energia voltar em Portugal só daqui uma semana. Quem é o maluco agora?”

A captura de tela mostra o próprio Morganti frente a uma dispensa cheia de alimentos. Publicado em 2020, o vídeo fala sobre planejamento financeiro.
“Essa aqui é a minha dispensa. Uma coisa que vocês podem falar de mim, vocês podem me considerar maluco, achar que eu estou errado, tem os seus motivos pra isso, mas vocês não podem falar que não tenho ‘skin in the game’ aqui no canal.”
“Todas as vezes que eu falei sobre comprar ouro, comprar Bitcoin, alguma coisa, podem apostar que eu também estava fazendo”, disse Morganti, ainda quando investia na criptomoeda. “Não é diferente nesse caso, eu primeiro faço e depois eu falo.”
Comentando sua experiência própria, Morganti diz que uma vez ficou 25 dias sem energia elétrica em São Paulo por conta de um problema na companhia de luz.
Em tuítes, Morganti mostrou vídeos de mercados com prateleiras vazias em Portugal nesta segunda-feira (28), confirmando a eficácia de sua estratégia.
Continuando com suas críticas ao Bitcoin nas redes sociais, Morganti perguntou “quantos bitconheiros sabem transferir Bitcoin por código morse?” e “quantos têm o equipamento necessário?”

Até o momento, autoridades europeias não confirmaram os motivos que causaram o apagão. No entanto, um ataque cibernético partindo da Rússia não foi descartado.
Fonte: Bitcoin não vai te salvar de um apagão, estoque comida e chumbo, diz crítico da criptomoeda
Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.