BioWare pode ter diminuído em 50% seu número de funcionários
Em uma mensagem publicada no dia 29 de janeiro, a BioWare confirmou que está “mudando como constrói games” e está cedendo muitos de seus funcionários para outros projetos da Electronic Arts. No entanto, relatos indicam que esse “empréstimo” pode ser permanente e que o estúdio pode ter diminuído seu tamanho em mais de 50% nos últimos anos.
Segundo a Bloomberg, um número não divulgado de funcionários que estava envolvido com Dragon Age: The Veilguard foi demitido. Além disso, aqueles que foram realocados não fazem mais parte oficial do estúdio, que mantém um time central de 80 a 100 pessoas envolvidas na criação do novo Mass Effect.
Foto: Divulgação/BioWare
Caso essas pessoas queiram voltar à BioWare futuramente, elas vão ter que esperar pela abertura de vagas e passar por processos de seleção totalmente novos. A redução de 50% na mão de obra da empresa é referente ao ano de 2023, quando ela tinha cerca de 200 pessoas em suas equipes.
BioWare quer “reimaginar” como trabalha
Oficialmente, Gary McKay, gerente geral da BioWare, afirma que o estúdio está somente “reimaginando” a maneira como desenvolve seus games. “Dado o estado atual de desenvolvimento [de Mass Effect 5], não exigimos o suporte total do estúdio”, explicou ele ao anunciar os “empréstimos” de desenvolvedores.
Foto: Divulgação/BioWare
“As notícias de hoje vão ver a Bioware se tornando um estúdio mais ágil e focado que produz RPGs inesquecíveis. Agradecemos a seu suporte conforme construímos um novo futuro”, finalizou a mensagem. A mudança ocorre poucos dias depois de a Electronic Arts confirmar que Dragon Age: The Veilguard não atendeu a suas expectativas internas.
No entanto, essa não é a primeira rodada de demissões recentes do estúdio, que já havia perdido muitos de seus veteranos em tempos recentes. Fundada em 1995 pelos médicos Ray Muzyka e Greg Zeschuk, a empresa foi adquirida pela publicadora em 2007, se transformando em um de seus principais estúdios antes de começar a perder força graças a lançamentos decepcionantes como Mass Effect: Andromeda e Anthem.