EconomyNewsTop Stories

BioWare foi prejudicada por tentar seguir várias tendências de mercado

Embora nem todos tenham gostado de Dragon Age: The Veilguard, o jogo representa uma volta da BioWare aos tempos em que era um estúdio focado em narrativas totalmente single player. Segundo os diretores do game, Corinne Busche e John Eple, isso foi necessário para que o estúdio se recuperasse dos anos que passou tentando seguir várias tendências de mercado sem grande sucesso.

Em uma participação no podcast MyPerfectConsole, eles explicaram que, nos últimos anos, o estúdio tentou explorar segmentos como jogos de serviço e experiências multiplayer, que não faziam parte de seu DNA. Com isso, a companhia acabou se afastando de suas bases e do tipo de game que sempre foi sua especialidade.

Foto: Divulgação/BioWare

Busche explicou que a “volta às raízes” de Dragon Age: The Veilguard só foi possível graças ao apoio da publicadora Electronic Arts. Para ela, a confiança da empresa foi essencial, especialmente em um momento no qual os principais lançamentos do mercado acabam apostando em uma estrutura de mundo aberto.

Dragon Age: The Veilguard é um novo caminho para a BioWare

Para nós, a maneira como contamos melhor nossas histórias e respeitamos nossas raízes — uma solução mais feita a mão e íntima é apropriada. E só de ter esse suporte interno, sobre voltar a esses elementos que fazemos de melhor, foi fantástico”, explicou Buscher. Epler, um veterano com 17 anos de casa, explicou que essa decisão permitiu que a BioWare trabalhasse de forma mais centrada.

Você sabe, eu pessoalmente amo Mass Effect Andromeda, mas também havia algo como — tivemos esses mundos abertos que eram algo grande na indústria naquela época, e isso começa a diluir seu foco”, explicou. “E depois tivemos Anthem — serviços ao vivo também diluem o seu foco”.

Foto: Divulgação/BioWare

Para Epler, Dragon Age: The Veilguard representa uma volta aos tempos em que a BioWare criava tramas nas quais os jogadores podiam ser grandes heróis. Além disso, a maneira como o game foi feito possibilitou apresentar personagens profundos e um mundo com características que parecessem vivas.

Ao mesmo tempo em que representa um “retorno às raízes” para o estúdio, o título também traz algumas consequências das mudanças pelas quais ele passou. Embora a trama principal tenha sido concebida há mais de 10 anos, o título deixa claro que passou por vários processos de reescrita e que seu sistema de combates foi pensado originalmente como parte de uma experiência multiplayer na qual vários jogadores poderiam cooperar.

Fonte: Eurogamer

Facebook Comments Box