Bazzite: o “SteamOS” para portáteis baseados em Windows como o ROG Ally
Ainda nesse domingo (27) a Digital Foundry compartilhou um vídeo fazendo uma apresentação do Bazzite, um sistema operacional baseado em Linux que promete entregar uma experiência basicamente igual ao do Steam Deck em sistemas Windows, como os consoles portáteis concorrentes do Steam Deck.
O vídeo é em formato de apresentação e análise do que o Bazzite pode oferecer e de como ele funciona. Seu principal objetivo é facilitar a navegação no sistema para um hardware pensado especialmente para jogos, como um ASUS ROG Ally, com comandos otimizados para controle ou por toque de tela.
O Bazzite tem uma interface muito semelhante a do Steam Deck, em que é possível acessar de forma prática configurações como limitação de taxa de quadros ou habilitar VRR. Também é possível selecionar o modo de TDP do ROG Ally, operação das ventoinhas e mais.
Interface do Bazzite sendo usada no ROG Ally (Imagem: Digital Foundry/Reprodução)
Algo que Oliver Mackenzie pontua como ainda sendo um certo problema nos recursos do Bazzite é que, quando o VRR está ativo, o limitador de quadros do sistema não funciona e o jogo atua com taxa de quadros desbloqueadas. Como o Bazzite continua recebendo bastante suporte e se desenvolvendo, é possível que isso seja corrigido em futuras versões do sistema operacional.
Desempenho em jogos com Bazzite
Algo que pode ser uma dúvida válida é se rodar os jogos a partir dessa distribuição Linux pode ter impactos negativos ou até positivos no desempenho. No entanto, nos testes feitos pela Digital Foundry, os resultados são basicamente os mesmos com Windows com Bazzite.
O mesmo vale para o tempo de bateria, apesar do Bazzite ter uma pequena vantagem, ele também acaba reduzindo o desempenho do hardware quando está muito próximo de acabar, o que não ocorre com Windows.
O Bazzite é um excelente sistema operacional para jogos móveis e uma forte indicação do que a Microsoft precisa aprimorar o Windows para sistemas de PCs semelhantes a consoles.
Oliver Mackenzie – Digital Foundry
Um grande ponto positivo do Bazzite sobre o Windows é que ele resolve problemas relacionados à compilação de shaders até mesmo em jogos em que isso é muito grave no PC, como Final Fantasy 7 Remake.
Veja também: Steam Deck 2 e ROG Ally 2? O gráfico integrado monstro do Radeon 890M!
Vale à pena assistir ao vídeo completo da Digital Foundry para saber mais e conhecer o promissor sistema operacional.
Fonte: Digital Foundry.