Baidu vai lançar nova geração de IA neste ano
A chinesa Baidu vai lançar ainda neste ano a segunda geração do seu modelo de inteligência artificial, de acordo com a CNBC. A empresa quer acelerar a tecnologia depois da divulgação do DeepSeek, que balançou o mercado com o modelo R1.
O chamado “Ernie 5.0” será multimodal, com ferramentas de textos, vídeos, imagens e áudio, segundo a reportagem. A IA foi baseada em um modelo de fundação, também conhecido como modelo de base.
Nesse tipo de processo, os pesquisadores não criam uma IA do zero, mas compilam dados em um ponto de partida que vai criando novas aplicações de forma mais rápida e econômica. É também utilizado para executar uma ampla gama de tarefas com linguagem natural.
A versão atual do Ernie foi lançada em outubro de 2023 e recebeu um upgrade em agosto do ano passado. A Geração 4 já oferece suporte à integração de IA generativa com produtos voltados para empresas e consumidores finais, incluindo armazenamento em nuvem.
Leia Mais:
Robô-táxis da Baidu prometem chacoalhar o setor
Baidu lança carro elétrico ‘mais inteligente do mundo’ na China
Robô humanoide aprende a falar e ‘pensar’ com IA da Baidu
Tem espaço para todo mundo?
Baidu foi a primeira empresa de tecnologia a lançar um produto concorrente do ChatGPT, em março de 2023. Neste ano, as ações da companhia subiram 6%, enquanto as da Alibaba, que também lançou chatbot posteriormente, cresceram 33%, segundo a CNBC.
“Estamos vivendo em um momento emocionante… O custo de inferência [de modelos de fundação] basicamente pode ser reduzido em mais de 90% em 12 meses”, disse o CEO da Baidu, Robin Li, na Cúpula Mundial de Governos em Dubai realizada nesta semana.
Em janeiro, a empresa lançou novos recursos de IA para sua plataforma de criação de apresentações, a Wenku, que atingiu 40 milhões de usuários pagantes até o final de 2024, um aumento de 60% em relação ao final de 2023.
O post Baidu vai lançar nova geração de IA neste ano apareceu primeiro em Olhar Digital.