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Avião da Embraer se transforma em sala de aula na USP

Alunos do curso de engenharia terão a oportunidade de estudar a estrutura de um avião com uma proximidade maior do que a dos livros. Uma enorme fuselagem da dianteira de um Embraer E2 190 foi doada pela companhia aeroespacial brasileira para a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O objetivo é tornar a carcaça um laboratório de ensino e formação profissional.

A parte da aeronave foi cedida pela Embraer após uma longa parceria e discussão com a instituição de ensino. Atualmente, está ocupando o Hangar 1 da faculdade.

Fuselagem de avião vai virar sala de aula e laboratório de pesquisa

A fuselagem da aeronave será utilizada na universidade como espaço para experimentos e demonstrações práticas relacionadas à mecânica estrutural, instrumentação, testes e certificação, como explica o professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC, Glauco Caurin, em comunicado da USP.

Estudando tendo o primeiro contato com a aeronave – Imagem:Divulgação/EESC USP

Além disso, também poderá ser usada para desenvolver projetos de pesquisa de ponta. Um deles, inclusive, já está sendo conduzido em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Embraer.

Neste estudo, a carcaça será usada para avaliar a possibilidade de uso de novas tecnologias na montagem do interior da aeronave, como robôs que trabalham com os operadores humanos, além de ferramentas de visão computacional e inteligência artificial.

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Promovendo formação que faz brilhar os olhos

Uma das partes mais legais da universidade é experienciar a parte prática da sua futura profissão. Imagina poder entrar e ver de perto a estrutura de um avião, os parafusos e engenhocas que fazem aquela máquina sair do chão e voar. Com certeza, deve ser muito empolgante para os alunos de engenharia e cursos correlacionados.

Para o professor Caurin, é uma oportunidade e tanto para formar profissionais e impulsionar o conhecimento científico.

Parte da frente do Embraer E190 E2 – Imagem: Divulgação/EESC USP

Essa combinação de aprendizado prático e desenvolvimento de novas tecnologias não só aprimora a formação técnica dos alunos, mas também os prepara para um mercado altamente competitivo. A exposição a projetos de pesquisa, por sua vez, fortalece a conexão entre teoria e prática e garante que os futuros profissionais estejam equipados com conhecimentos atualizados e experiência com tecnologias emergentes.

Glauco Caurin em comunicado da USP.

Caurin explica que, por ser uma peça grande e versátil, a fuselagem deve incentivar os alunos a apresentar novas ideias e planejar atividades com o equipamento. Com esse ambiente de aprendizado, também será possível oferecer cursos de extensão e atualização que ajudem a levar essas novas tecnologias para a comunidade.

Sobre o Embraer E2 190

O Embraer E190 E2 é o primeiro modelo da segunda geração da família E-Jet, um avião a jato bimotor apresentado pela Embraer no Show Aéreo de Paris em 2013. Ele fez história ao receber simultaneamente o Certificado de Tipo das três maiores autoridades aeronáuticas internacionais: ANAC, FAA e EASA, antes mesmo de entrar em operação comercial.

Na época, a aeronave foi reconhecida por sua eficiência, emitindo menos poluentes em comparação à geração anterior, além de ser a mais ecológica na sua categoria. Mais informações, como especificações do avião, estão no site da Embraer.

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