Austrália proíbe uso da IA da DeepSeek em dispositivos do governo
O governo da Austrália determinou que seus representantes estão proibidos de usar aplicativos para IA da DeepSeek em seus dispositivos oficiais. As autoridades citam riscos contra a segurança nacional, mas não entram em detalhes. O banimento vale também para quaisquer sistemas de entidades federais australianas.
A decisão seria baseada em relatórios das agências de inteligência da Austrália, que teriam considerado que a IA da DeepSeek apresenta um “risco inaceitável” contra a segurança nacional do país. As autoridades dizem, entretanto, que o fato da empresa ser chinesa não teve impacto na decisão.
“O governo Albanese está tomando ação rápida e decisiva para proteger a segurança e interesse nacionais da Austrália”, declarou Tony Burke, Ministro de Assuntos Domésticos. “IA é uma tecnologia cheia de potencial e oportunidade – mas o governo não vai hesitar em agir quando nossas agências identificarem um risco contra a segurança nacional.”
Em sua fala, Burke faz referência a Anthony Albanese, atual Primeiro-ministro da Austrália. O país já tem o mesmo tipo de restrição para o TikTok em dispositivos governamentais também.
A IA da DeepSeek anteriormente já havia sido banida em dispositivos oficiais de Taiwan e da Itália, além de algumas agências governamentais dos EUA que bloqueiam o app. Segundo o The Guardian, outras administrações já planejam medidas semelhantes.
IA open source da DeepSeek causa grande comoção
Desde o lançamento de seu modelo R1 para IA, de forma completamente open source, a DeepSeek causou um abalo no segmento que ainda resulta em todo tipo de resposta.
O primeiro grande impacto da IA da DeepSeek foi sentido pela bolsa de valores das grandes empresas de tecnologia, que viram suas ações desvalorizarem na ordem dos bilhões.
NVIDIA
Notícias relacionadas:
Veja quanto cada bilionário das Big Techs perdeu com a chegada da DeepSeek
EUA estaria investigando se DeepSeek usou GPUs da NVIDIA proibidas para a China
DeepSeek é acusada de ter investido US$ 1,6 bilhão em estrutura com 50.000 GPUs NVIDIA
Depois, começaram os questionamentos de até onde a IA da DeepSeek seria realmente tão disruptiva quanto a empresa afirma. Além disso, rumores indicam que há investigações sobre a possível obtenção de GPUs NVIDIA restritas para a China, algo que pode causar atritos até com Singapura.
E agora estamos vendo a resposta de órgãos governamentais, restringindo o acesso ao app de diferentes maneiras. Nos EUA, um senador do Missouri começou uma proposta de lei que poderia resultar até em cadeia pelo uso de IA da China, como retaliação direta à DeepSeek.