Audi e Warner prestam homenagem nos 30 anos da morte de Senna
O 1º de maio de 1994 ainda assombra muita gente. Não somente os fãs de automobilismo, mas qualquer pessoa que conheça a história dessa lenda do esporte.
A morte de Ayrton Senna nos deixa tristes até hoje, mas o seu legado é muito maior do que qualquer sentimento ruim. A nossa paixão pela Formula 1 se deve, em parte, a ele. Tem ainda a música-tema da vitória. O orgulho de ser brasileiro. A superação e força de vontade. São vários os elementos que nos remetem ao tricampeão mundial pela McLaren.
Senna era gigante também fora das pistas. O piloto tinha consciência social, e poucos meses após o acidente em Ímola, a família dele fundou um instituto que leva o novo do ídolo. O objetivo era ajudar o país a diminuir as desigualdades sociais por meio da educação. Hoje, de acordo com informações da própria ONG, o Instituto Ayrton Senna já teve impacto na vida de 37 milhões de crianças e jovens brasileiros.
Essas são apenas algumas das histórias relacionadas a ele – as mais conhecidas. Mas tem muita coisa ainda para descobrir e aprender. Ou até se emocionar.
Em homenagem aos 30 anos da partida de Senna, a Audi, por exemplo, acaba de divulgar um documentário que mostra que o piloto teve um papel importante na chegada da montadora alemã aqui ao Brasil.
Leia mais
Maior arranha-céu residencial do mundo levará nome de Ayrton Senna
F1: como a cor dos carros afeta o desempenho nas pistas
Chefe na F1 se choca ao descobrir que equipe usava o Excel; entenda
“O Legado do S”
A produção é uma parceria da Audi com a multinacional Warner Bros. Discovery.
Se você não assistiu ainda ao link acima, vale a pena – são apenas 18 minutos.
Senna tinha uma veia de empreendedor e queria abrir algumas concessionárias de marcas premium no Brasil.
A Audi foi a escolhida.
O evento de lançamento no país ocorreu em 29 de março de 1994 e contou com a participação do piloto e do jornalista Jô Soares.
Além do documentário, uma homenagem bacana que a Audi está promovendo é uma campanha que leva os fãs a buscarem curvas que lembrem o famoso S do Senna.
Para quem não conhece a história, o ídolo ajudou na reforma de 1989 da pista do Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo.
E uma das sugestões foi essa curva em formato de S, que, segundo Senna, deixaria o circuito mais moderno.
Senna ganhou uma estátua em sua homenagem em Interlagos – Imagem: Graham Montanari / Shutterstock
O S do Senna e a IA
O que a Audi propõe agora é que os brasileiros busquem outras curvas semelhantes pelo Brasil e compartilhem suas descobertas no Instagram da marca.
O primeiro exemplo aparece no próprio documentário. Com ajuda da Inteligência Artificial, a montadora identificou uma curva em uma estrada de Santa Catarina que espelha quase em 100% o famoso traçado da Formula 1.
Ela fica na rodovia SC-110, na altura da cidade de Urubici, próximo a um local onde há um mirante para as pessoas contemplarem a vista da serra.
Para selecionar a curva, foram levados em consideração o comprimento delas, o traçado levando em conta o ângulo e a extensão das retas, e a direção que os carros percorrem.
A Audi vai divulgar os melhores resultados nas próximas semanas. Você pode acessar a página deles no Insta clicando nesse link aqui.
O post Audi e Warner prestam homenagem nos 30 anos da morte de Senna apareceu primeiro em Olhar Digital.