Atenção, desenvolvedores! 2025 pode ser o seu ano!
De acordo com o relatório State of the Octoverse 2024 do GitHub, o número de programadores brasileiros cresceu 27% em comparação ao ano anterior. O aumento expressivo em curto prazo reafirma o ritmo positivo e expansionista do setor de programação e tecnologia, que deve apresentar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) superior a 25% até o ano de 2032, segundo projeções do DataIntelo.
Diante deste cenário superaquecido, Fabrício Carraro, Program Manager da Alura, maior ecossistema de educação em tecnologia, destaca que os profissionais precisam estar atentos às competências mais valorizadas para superar a forte concorrência, tanto no Brasil quanto no exterior. “O ritmo de mudança no setor exige aprendizado contínuo. A capacidade de se atualizar em novas linguagens e ferramentas é essencial para manter-se relevante”, comenta.
Indo além do escopo técnico, Alan Sikora, Chief Technology Officer da TechFX, plataforma de câmbio para brasileiros que prestam serviços a empresas do exterior, dá destaque especial ainda às competências chamadas de “soft skills”, que são as habilidades relacionadas ao comportamento e à interação humana.
A preocupação é justificável. De acordo com um levantamento realizado pela Michael Page, nove em cada dez profissionais são contratados por suas habilidades técnicas, porém acabam demitidos devido a problemas de comportamento. Além disso, um estudo produzido pelo Fórum Econômico Mundial, aponta que oito das dez competências mais importantes para 2025 serão socioemocionais. “As soft skills passaram a ser tão valorizadas quanto as habilidades práticas. Empresas buscam profissionais que saibam colaborar, se adaptar e resolver problemas de forma eficiente”, detalha Sikora.
Sendo assim, a dupla de especialistas aponta as sete principais habilidades que serão fundamentais para os desenvolvedores no mercado de trabalho em 2025. Confira:
1 – Domínio de inteligência artificial
A Inteligência Artificial (IA) continua como uma das tecnologias mais valiosas para os próximos anos no setor tecnológico. Não à toa, os investimentos para o recurso devem crescer mais de seis vezes até 2030, atingindo US$ 1,68 trilhão, segundo a Grandview Research. No Brasil, oportunidades de trabalho nessa área triplicaram nos últimos dois anos, conforme aponta o LinkedIn.
Para Carraro, o conhecimento sobre suas ferramentas passa a ser fundamental para os profissionais da área. “A IA irá ditar os rumos da tecnologia e será elemento essencial para impulsionar a inovação em produtos e serviços”, pontua.
2 – Proficiência em múltiplas linguagens de programação
Java, Python e JavaScript seguem em alta para soluções modernas em IA, desenvolvimento web e automação. No entanto, saber programar apenas nas opções mais famosas pode não ser suficiente. “Dominar os conceitos básicos da programação permite ao desenvolvedor se adaptar rapidamente a diferentes linguagens e ampliar suas possibilidades no mercado”, afirma o especialista da Alura.
“Neste contexto, uma estratégia valiosa é desenvolver o perfil de Profissional em T. Esse conceito descreve aquele que, além de possuir profundo conhecimento em sua área de especialização (a base do T), também busca ampliar o seu conhecimento em outras áreas, promovendo uma visão mais ampla e colaborativa”, completa.
Leia mais:
A urgência das soft skills no mercado tecnológico pós-pandêmico
Quer aprender a programar? Veja 7 aplicativos para começar hoje
Você é desenvolvedor? Veja dicas para trabalhar no exterior
3 – Inglês fluente
Hoje, as oportunidades para o mercado de programação podem ser consideradas globalizadas. Sendo assim, o domínio do inglês pode ser visto como essencial para ampliar o acesso a oportunidades em terras estrangeiras. “O inglês técnico abre portas, porém a fluência neste idioma é uma chave que abre portas para atuações em empresas internacionais, simbolizando um crescimento profissional, atuando em funções mais relevantes. Além disso, possibilita ao profissional trabalhar diretamente do Brasil e receber sua remuneração em euro ou dólar”, comenta o CTO da TechFX.
4 – Inteligência emocional
Lidar com pressões e construir relações saudáveis no ambiente de trabalho são diferenças determinantes para uma carreira sólida. “Profissionais emocionalmente inteligentes conseguem manter o foco e colaborar melhor com suas equipes”, destaca Carraro.
O CTO da TechFX complementa que a criação de um ambiente amistoso dentro do ambiente de trabalho também passa pelo entendimento das diferenças culturais de cada indivíduo. “Em muitas culturas, apontar erros e acertos de forma direta faz parte do processo de desenvolvimento. É extremamente importante os profissionais manterem a mente aberta para se adaptarem rapidamente a diferentes formas de interação”, aponta Alan.
5 – Resolução de problemas
Encontrar soluções para desafios complexos é a base da programação. Dividir problemas em etapas e encontrar respostas eficazes é essencial para desenvolver software e aplicativos inovadores. “A capacidade de solucionar problemas é o que diferencia bons desenvolvedores de excelentes”, ressalta Sikora.
6 – Flexibilidade e agilidade
A tecnologia está em constante evolução, e manter-se atualizado, além de ter a capacidade de se adaptar a novas ferramentas e metodologias, tornou-se indispensável. “Desenvolvedores com mentalidade ágil conquistam uma vantagem competitiva significativa. Estar aberto a mudanças e aprender de forma rápida são exigências constantes no mercado. Por isso, investir em atualização contínua é um diferencial essencial para o desenvolvimento profissional”, destaca o Program Manager da Alura.
7 – Comunicação eficaz
Transmitir ideias com clareza é fundamental. Profissionais que sabem se comunicar bem facilitam o desenvolvimento de projetos e o alinhamento com clientes. “Uma boa comunicação evita mal-entendidos e acelera processos, sobretudo internamente”, conclui o executivo da TechFX.
O post Atenção, desenvolvedores! 2025 pode ser o seu ano! apareceu primeiro em Olhar Digital.