Astrônomos encontram ventos supersônicos em exoplaneta pela primeira vez
Pela primeira vez, cientistas detectaram ventos supersônicos em um exoplaneta chamado WASP-127b, localizado fora do nosso sistema solar. Esses ventos chegam a impressionantes 33.000 km/h.
Os pesquisadores usaram o instrumento CRIRES+ no telescópio VLT do ESO para mapear o clima e a composição do planeta. Eles analisaram como a luz da estrela que WASP-127b orbita atravessa sua atmosfera superior e descobriram a presença de vapor d’água e monóxido de carbono.
O mais curioso foi o padrão de “pico duplo” nos dados: uma parte da atmosfera está se movendo rapidamente em nossa direção, enquanto a outra está se afastando na mesma velocidade. Isso indica a presença de ventos fortíssimos, chamados de “correntes de jato”, ao redor do equador do planeta.
“Os dados mostram que parte da atmosfera está vindo em direção a nós e outra parte está se afastando rapidamente. Isso revela um vento supersônico muito intenso ao redor do equador do planeta,” explicou Lisa Nortmann, pesquisadora da Universidade de Göttingen, na Alemanha, e principal autora do estudo.
Veja mais sobre ciência.
O post Astrônomos encontram ventos supersônicos em exoplaneta pela primeira vez apareceu primeiro em Nerdizmo.