EconomyNewsTop Stories

Astronautas da Crew-8 voltam à Terra; assista

Os membros da missão Crew-8 voltaram à Terra na madrugada de sexta (25). Os astronautas da NASA Matthew Dominick, Michael Barratt and Jeanette Epps, junto do cosmonauta Alexander Grebenkin, desceram às águas do Golfo do México às 4h29 no horário de Brasília. 

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Por dentro da Crew Dragon, nave que vai resgatar astronautas na ISS O que faz um astronauta no espaço?

 

Foi na quarta (23) que a tripulação recebeu autorização para desacoplar a espaçonave Crew Dragon, apelidada Endeavour, da porta do módulo Harmony na Estação Espacial Internacional (ISS). Dominick, Barratt, Epps e Grebenkin chegaram à ISS em março.

“Após passar 232 dias acoplada à ISS, [a Crew-8] é a missão mais longa da Dragon em órbita”, escreveram os oficiais da SpaceX em uma publicação no X, antigo Twitter. A missão Crew-2 quase alcançou um marco semelhante, passando 200 dias no espaço em 2021. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A longa estadia no espaço não foi planejada. A tripulação deveria ter voltado para casa em 8 de outubro, mas a NASA e a SpaceX decidiram adiar o retorno devido às condições meteorológicas inadequadas na zona em que a Crew Dragon iria descer. 

Home sweet home 🌎#Crew8 has returned to Earth after spending 232 days aboard the @Space_Station! The crew safely splashed down off the coast of Florida at 3:29 a.m. ET on Friday, October 25 and will soon make their way back to Houston to reunite with friends and family. pic.twitter.com/fG3BjEAjTP

— NASA’s Johnson Space Center (@NASA_Johnson) October 25, 2024

Durante a missão, os membros da Crew-8 realizaram uma série de experimentos científicos, bem como a chegada e partida de vários veículos espaciais — incluindo a nave Starliner, da Boeing, que levou à ISS os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams

Os problemas nos propulsores da espaçonave levaram a NASA a concluir que o mais seguro era manter a dupla em órbita, e que o veículo voltaria vazio para a Terra. Por isso, a Endeavour serviria como “bote salva-vidas” se houvesse alguma emergência que forçasse Wilmore e Williams a sair imediatamente da ISS.

Felizmente, nada disso foi necessário. Mas quando foi determinado que Wilmore e Williams ficariam em órbita até 2025, a estadia da tripulação da Crew-8 foi prolongada por um mês.

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box