Astronauta mais velho da NASA comenta foto e revela que não se sentia muito bem
Don Pettit retornou do espaço após sete meses com um feito na bagagem: ter se tornado o astronauta ativo mais velho da NASA. Contudo, um registro feito no momento do pouso do cientista espacial na Terra, no dia 20 de abril, gerou dúvidas sobre sua saúde.
- Astronauta tira foto espetacular do raríssimo cometa Atlas visto do espaço
- Astronauta da NASA tira foto de galáxias vistas da janela de nave da SpaceX
Pettit, de 70 anos, parecia bastante abatido enquanto ainda vestia sua roupa de astronauta e era carregado por alguns oficiais da agência espacial americana no Cazaquistão. O membro da NASA confirmou que não estava se sentindo muito bem.
“Eu não parecia muito bem porque não me sentia muito bem. Eu estava no meio de esvaziar o conteúdo do meu estômago nas estepes (no gramado) do Cazaquistão”, afirmou Don durante uma entrevista realizada nesta segunda-feira (28), no Centro Espacial Johnson, da NASA.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O astronauta afirmou que os fotógrafos foram muito educados e deram privacidade a ele enquanto passava mal após a longa viagem. “Afinal, ninguém quer ser filmado enquanto está fazendo isso”, ressaltou durante a agenda com jornalistas.
Diferentes reações
O cientista espacial da NASA mais velho em atividade afirmou que o corpo de cada astronauta responde de uma maneira diferente à volta para a atmosfera terrestre. Segundo Pettit, alguns viajantes conseguem sair de um ônibus espacial e realizar atividades comuns, como comer uma pizza e dançar, o que não é o seu caso.
“Para alguém como eu, voltar à Terra sempre foi um desafio significativo. E mesmo com uma missão de 16 dias no ônibus espacial, parecia quase como estar seis meses fora da estação espacial. E essa é a minha fisiologia”, explicou.
Don Pettit já viajou ao espaço em quatro oportunidades, e tem um total de 590 dias em órbita ao longo de toda a sua carreira. Na última missão, que teve início no dia 11 de setembro de 2024, o astronauta orbitou a Terra 3.520 vezes ao longo de 222 dias.
Leia mais:
- Satélites recém-lançados da NASA observam correntes elétricas intensas da Terra
- 3 pegadinhas que astronautas já fizeram para você se inspirar no Dia da Mentira
- Nem presos, nem abandonados; “todos somos responsáveis”, diz astronauta da NASA
VÍDEO | BALÃO FUTURISTA
Leia a matéria no Canaltech.