Assassin’s Creed Shadows: vídeo destaca impactos visuais do PSSR após novo patch
A Ubisoft lançou a atualização 1.0.2 de Assassin’s Creed Shadows, trazendo como destaque a inclusão do PSSR para a versão de PlayStation 5 Pro. Para avaliar os impactos da atualização, o canal ElAnalistaDeBits publicou um vídeo comparativo entre as versões com e sem PSSR, analisando diferenças de qualidade gráfica e performance em todos os modos disponíveis.
A principal novidade da atualização 1.0.2 é a possibilidade de habilitar o PSSR em qualquer um dos três modos gráficos do jogo: Qualidade, Equilibrado e Desempenho.
O canal ElAnalistaDeBits observa que o uso da tecnologia melhora a qualidade de imagem em relação ao anti serrilhado, com resultados mais visíveis no modo Equilibrado.

Mas há um ponto negativo, com o PSSR há perda de nitidez em elementos como texturas e reflexos, comportamento que já foi identificado em outros jogos com suporte ao mesmo recurso.
A análise aponta que o impacto visual desse efeito de suavização varia conforme o tipo de cena, sendo mais perceptível em superfícies com muitos detalhes ou iluminação intensa.
Ajustes no modo Qualidade e impacto no desempenho de Assassin’s Creed Shadows
Ainda de acordo com o ElAnalistaDeBits, a atualização também trouxe melhorias discretas na distância de renderização de elementos como vegetação e sombras no modo Qualidade, aumentando o nível de detalhamento em cenas de mundo aberto.
No entanto, o desempenho geral desse modo não apresentou alterações significativas.

No modo Equilibrado, foi identificado um problema de descompasso na sincronia de quadros ao utilizar PSSR. Esse efeito pode ser melhorado em monitores com VRR (Variable Refresh Rate) ativado.
- Veja também: Diretor revela motivos que impediram Assassin’s Creed Shadows de chegar ao PS4 e Xbox One
Já no modo Desempenho, o uso do PSSR provocou quedas esporádicas abaixo dos 60 quadros por segundo, especialmente em momentos de maior carga gráfica.
A análise considera esse comportamento um indicativo de que o PSSR, apesar dos avanços, ainda é uma tecnologia de reescalonamento instável, com desempenho variável dependendo do jogo.

O ElAnalistaDeBits destaca que o PSSR teve resultados mais consistentes em outros títulos recentes como The Last of Us Part I e Stellar Blade, onde o impacto visual foi mais equilibrado e sem prejuízos notáveis à nitidez.
No caso de Assassin’s Creed Shadows, o uso do recurso resulta em uma troca entre suavidade por definição, o que pode dividir a preferência dos jogadores.
O patch 1.0.2 já está disponível para todas as versões de Assassin’s Creed Shadows, mas os efeitos do PSSR são exclusivos do novo modelo PlayStation 5 Pro. Se você quiser saber mais sobre a atualização, é só clicar aqui.
Fonte: ElAnalistadeBits.