ASRock prepara 14 modelos de placa-mãe AMD B850
ASRock está se preparando para o lançamento da série de placas-mãe de médio porte AMD B850 no início de janeiro. Serão 14 modelos lançados e a notícia confirma um rumor divulgado em agosto. A linha contará com designs em branco, preto ou uma combinação de ambos.
Serão três placas da série B850 Phantom Gaming e, com base nas informações, essa é a única série baseada neste chipset que apresentará todos os três formatos populares: ATX, Micro-ATX e Mini-ITX.
A ASRock também trará duas placas-mãe Steel Legend, um design LiveMixer e novas placas da marca X. E a série PRO estará disponível em sete modelos diferentes.
Entre os modelos, alguns terão suporte opcional para WiFi. Atualmente, não temos informações sobre placas-mãe B840 desta empresa.
Notícias Relacionadas:
ASRock anuncia novo recorde para OC em CUDIMM DDR5: 12.527MHz
ASRock lança 3 novos monitores OLED para gamers
CPUs AMD Ryzen R9 9000X3D mantêm alta frequência sem maiores problemas
ASRock B850 Phantom Gaming
Imagem: Videocardz.
Imagem: Videocardz.
Imagem: Videocardz.
ASRock B850 Steel Legends
Imagem: Videocardz.
Imagem: Videocardz.
ASRock B850 Live Mixer, PRO e X
Imagem: Videocardz.
Imagem: Videocardz.
Imagem: Videocardz.
Imagem: Videocardz.
Imagem: Videocardz.
Imagem: Videocardz.
Imagem: Videocardz.
Chipset B850
Em uma apresentação no canal oficial, a AMD já apresentou as principais características dos chipsets B850 e B840.
Os chipsets AMD 800 Series suportam os processadores das linhas AMD Ryzen 7000, 8000 e Ryzen 9000. Inclusive, a AMD já anunciou que o soquete AM5 terá longo tempo de vida, seguindo o conceito do AM4.
No caso de placas-mãe com chipsets lançados antes dos processadores, é preciso fazer a atualização de BIOS. Afinal, quando a placa-mãe foi lançada os CPUs lançados depois delas não existiam.
A AMD provê as atualizações para garantir o suporte, mas é preciso atentar na hora de instalação para garantir que a placa-mãe reconheça e funcione da forma correta com os novos CPUs.
Na comparação do B850 com os modelos X870, a principal diferença está no slot PCIe Gen 5 opcional para a placa de vídeo. Além disso, ele também não tem suporte nativo a USB 4.0. Contudo, várias tecnologias como USB 4 podem ser utilizadas através de chips de terceiros.
A maior limitação refere-se ao overclock das memórias, sem possibilidade de overclockar o CPU. Por serem placas-mãe mais baratas e de entrada, não deve ser um problema significativo para os usuários.
Fonte: Videocardz.