ASR, recurso de super resolução da Arm para celulares, agora está disponível
A Arm aproveitou sua participação na GDC (Game Developers Conference) 2025 para anunciar a disponibilidade da ASR, sua tecnologia para super resolução em dispositivos móveis. A Accuracy Super Resolution traz upscale para plataformas baseadas em ARM, que são a maioria dos processadores encontrados em celulares e tablets.
A ASR é uma tecnologia open source baseada na FidelityFX Super Resolution 2 (FSR 2), da AMD. Isso significa que qualquer desenvolvedor interessado por implementar a super resolução da Arm em seus jogos para mobile. Em um teste com o jogo Mori, a empresa afirma que seu recurso oferece 30% mais frames por segundo sem comprometer os visuais.

Uma vez que o uso da ASR vai depender da iniciativa dos devs para implementar em seus jogos, a Arm pretende facilitar o processo para incentivá-los. Junto com o anúncio da disponibilidade do recurso, a empresa prometeu também plugins de integração para a Unity e Unreal Engine, que devem chegar até o fim do ano. A ideia é que desenvolvedores poderão usar esses plugins para integrar ASR em seus jogos baseados nessas engines com mais facilidade.
Onde ASR será usado?
No momento ainda não apareceram muitos estúdios grandes se comprometendo com a implementação de ASR em seus jogos. Há potencial, no entanto, para ver a tecnologia em alguns dos maiores jogos do mundo – Genshin Impact, por exemplo, é feito em Unity, e Fortnite obviamente usa Unreal Engine. São dois exemplos que poderiam usar os plugins da própria Arm para, teoricamente, integrar ASR com facilidade.
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Uma vez que a tecnologia é voltada para a arquitetura ARM, ela é otimizada para processadores Qualcomm Snapdragon, MediaTek Dimensity, Samsung Exynos e SoCs Apple da série A e M.

Vale lembrar que a Qualcomm tem mirado também em notebooks agora com o Snapdragon, então o ASR pode aparecer como mais uma opção em seus dispositivos, além do próprio FSR que é compatível com qualquer hardware para jogos no Windows.
Fonte: Tom’s Hardware