EconomyFeaturedNewsTop Stories

ASML e outras empresas da Holanda vão ter mais restrições de exportação

A Holanda decidiu impor novas restrições na exportação de certos equipamentos e tecnologias do país. As novas regras vão afetar suas maiores empresas, como a ASML, única no mundo que atualmente exporta maquinário EUV para a fabricação dos processadores mais avançados que existem.

Segundo informações da Bloomberg, as novas sanções da Holanda parecem se alinhar com atualizações de restrições nos EUA. O governo do país europeu não menciona diretamente seus parceiros, mas essa não seria a primeira vez que a nação cede à pressão da potência econômica que atualmente tenta asfixiar o desenvolvimento tecnológico da China.

Fonte: ASML

As novas restrições afetam equipamentos específicos de medidas e inspeção, voltados para a fabricação de semicondutores. Assim, a ASML não será a única empresa passando por mais etapas de verificação antes de poder exportar seus produtos.

A China também não é diretamente mencionada, mas é evidente o alvo final dessas restrições de exportação. Ainda mais levando-se em conta o fato de que em agosto do ano passado, a ASML foi especificamente impedida não apenas de vender novos equipamentos EUV para o país, mas também de oferecer manutenção em suas máquinas já instaladas no território.

Fonte: Fraunhofer ILT

China alega não precisar da ASML para futuro de seus chips

Segundo relembra o Tom’s Hardware, em março do ano passado – antes mesmo da sanção da Holanda – o presidente da China afirmou que o país não precisa da ASML para seu desenvolvimento tecnológico. Xi Jinping tem buscado o desenvolvimento nacional de tecnologias para não depender de importações passíveis de sanção.

Notícias relacionadas:

Holanda cede aos EUA e vai impor mais restrições para a ASML na China

Fábrica chinesa registra nova patente de ferramenta EUV para chips

ASML estima que mercado de semicondutores vai valer US$ 1 trilhão até 2030

O maquinário para litografia EUV pode ser um dos principais desafios para a China no futuro, uma vez que a ASML é líder absoluta na área.

O registro de patentes para a tecnologia já apareceu no país, logo depois das restrições de agosto que a Holanda impôs à ASML. Mas há um longo caminho entre o registro de uma patente e o uso prático de uma nova tecnologia.

Facebook Comments Box