As reviravoltas sobrenaturais de Bloom & Rage: Lost Records Tape 2, disponível em 15 de abril
O primeiro episódio da aventura narrativa da Don’t Nod, o Lost Records: Bloom & Rage, acabou em meio a um suspense de alta tensão: uma descoberta explosiva de algo desconhecido (e talvez sinistro), e uma revelação devastadora sobre uma das figuras centrais da história. A continuação de tantas reviravoltas vem aí no segundo episódio (ou fita) dessa história supernostálgica focada na escolha do jogador, e os fãs estão curiosíssimos sobre o que esperar desse lançamento tão aguardado.
Para saber mais sobre as ambições do jogo e descobrir o que vem por aí na próxima aventura de Swann, Nora, Autumn e Kat, conversamos com Michel Koch, diretor criativo do estúdio da Don’t Nod em Montreal.
Nós na fita
Koch estava animado para contar como a nova experiência é diferente da primeira. “A primeira fita, ‘Bloom’, é a parte simpática e alegre do início do verão, de conhecer as meninas e formar uma conexão com elas. A segunda parte se chama ‘Rage’, a fúria, e se concentra nos desdobramentos do que aconteceu no final da primeira fita. Na fita 1, queríamos que os jogadores encontrassem seu lugar no grupo de amigos e tivessem essa sensação de um verão cheio de novas amizades, mas também que já percebessem algumas coisas estranhas no ar. Elas acham a clareira. Descobrem o abismo. É uma história bem natural de quatro meninas curtindo o verão juntas antes de Swann se mudar.”
“Mas a fita 2 vai se concentrar na parte mais estranha dessa história. Sabemos que isso aconteceu no final do verão. Ainda não sabemos o porquê, mas sabemos que eles prometeram não se encontrar nunca mais. Sabemos sobre a caixa estranha, sabemos sobre a Kat, mas não sabemos as consequências dessa revelação. Como elas vão continuar tendo um verão normal com os amigos? E, claro, a continuação do que está acontecendo com aquelas coisas estranhas que elas encontraram na floresta.
Esses elementos sobrenaturais vão ficar mais importantes. Pessoalmente, eu adoro dar um fundo de surrealismo e elementos sobrenaturais à história dos personagens. Dá para criar um clima mais sombrio e esquisito, mas ainda se concentrar nos personagens, e depois ir trazendo mais gente para a história. Criamos essa vibe, e agora ela vai ganhar força e desempenhar um papel importante na resolução da trama.”
O ritmo da continuação também vai ser mais rápido. “A fita 2 é mais acelerada, com certeza”, ele continua. “Já vimos o desfecho da Kat e o final do show. Agora, a fita 2 começa no dia seguinte, com Swann se sentindo meio culpada, mesmo que não tenha culpa, por colocar os amigos em perigo. Vamos avançar pelo mês de agosto até os acontecimentos finais. Então, sim, é mais rápido e mais intenso.”
Koch também ressaltou que os jogadores vão continuar vendo como as escolhas que fizeram na fita 1 afetam a narrativa como um todo. “Foram várias decisões. Com quem você está falando, de quem você se aproximou mais, todas essas relações interpessoais com as meninas, e assim por diante. Qual foi a sua escolha no ritual? Como foi? O que você fez no abismo? Como reagiu a Corey e Dylan quando esteve com eles? Seu comportamento ficou mais violento ou ilegal, ou você está tomando mais cuidado às vezes? Muito disso vai mudar a trajetória dos acontecimentos na fita 2.”
Sorriam, vocês estão sendo filmadas
Uma das características mais interessantes da fita 1 foi a filmadora, que a protagonista Swann leva com ela por todo lado para retratar sua vida em Velvet Cove, Michigan. Os jogadores podiam focar objetos de interesse, como colecionáveis do jogo, ou filmar o que quisessem para editar tudo em pequenos filmes. Mas a filmadora vira um elemento crucial do enredo e da dinâmica do jogo em vários momentos.
Perguntamos a Koch sobre o papel que ela vai desempenhar na nova fita. “Estamos aumentando um pouco essa função. Queríamos dar aos jogadores uma ferramenta que fosse como a ‘arma’ ou o ‘escudo’ de Swann. Ela está filmando as pessoas, mas também está escondida atrás da câmera. Queríamos que isso fosse divertido e envolvente, como era filmar nos anos 90. A ideia era usar essas mecânicas para interligar várias outras mecânicas do jogo.
Então, na fita 2, vai ter mais alguns momentos exóticos, como liberar um quebra-cabeça ou descobrir a solução para alguma pista ou tarefa que você tem que resolver. Vem aí uma reviravolta em relação à filmadora e aos vídeos que eu não quero dar spoiler, mas espero que os jogadores curtam. A maneira como eles filmam o jogo vai ser importante para a história em um momento, e a ideia é que essas imagens tenham tudo a ver com a jornada de cada pessoa.”
A fita 2 também vai ter mais que a meia dúzia de quebra-cabeças da primeira parte? Koch diz que sim. “Tem alguns quebra-cabeças de que eu gosto muito na fita 2. Um deles é mais narrativo, mas ainda mistura interação com movimento e diálogo. Acho muito interessante, porque ele usa todos os nossos elementos de design narrativo, as opções de diálogo e o conhecimento do jogador sobre as personagens para resolver situações, não só encontrando objetos, mas também conhecendo bem as pessoas e usando as ferramentas principais do diálogo e da filmadora.”
Noite das ex-amigas
E a outra parte da narrativa, das amigas se reencontrarem em um bar 27 anos depois? “Essa parte ainda vai ser principalmente no bar”, diz Koch. “Ainda temos que terminar de relembrar o passado. Precisamos abrir a caixa, que vai ser uma cena importante. Temos quatro desfechos gerais diferentes para a parte que se passa no presente, com algumas variações de acordo com as escolhas de cada jogador. Nesses finais, elas saem do bar. Talvez dê para descobrir um pouco mais de como a cidade está agora, 27 anos depois.”
No início, ele explica que todo o conceito do jogo foi criado em torno do bar. “Nossa proposta era fazer uma história que tivesse essa sensação de reencontrar velhos amigos que não vemos há muito tempo e ter uma conversa, relembrar nosso passado e ver se ainda nos damos bem até hoje. Pensei em um momento em um bar, um restaurante ou uma sala onde começamos a resgatar esse vínculo. Às vezes, a conexão volta na hora. Mas outras vezes, é esquisito, e não sabemos se ainda somos amigos daquela pessoa. Essa foi a parte interessante para mim, o aspecto narrativo. Entre quatro paredes, você precisa conversar. Vocês estão frente a frente, então ficam na obrigação de relembrar o passado.”
Perguntamos se Koch tinha mais algum comentário para os fãs. ” Aos jogadores, quero dizer obrigado por jogar a fita 1, e espero que a fita 2 seja a continuação que eles esperam para o jogo. Também espero que a trajetória da fita 2 os surpreenda, e que eles gostem de ver os desdobramentos das escolhas que fizeram na fita 1 quanto às relações e à moralidade. O que vai acontecer na fita 2 vai surpreender os jogadores, mas também espero que eles fiquem satisfeitos e curtam o fim dessa jornada. Para os novos jogadores, espero que eles gostem das personagens e curtam interagir com as meninas e se envolver com a história, com a gente e com o verão.”