As lutas profissionais da WWE na Netflix são de mentira?
Graças a uma parceria feita com a WWE (World Wrestling Entertainment), a partir deste mês de janeiro a Netflix passa a transmitir ao vivo o Raw, principal programa da companhia, além de títulos como SmackDown e NXT, bem como outros programas especiais da WWE.
A novidade, que ficará disponível para todos os assinantes da Netflix nos EUA, Canadá, Reino Unido e América Latina, é uma das grandes aquisições da plataforma para 2025 e vem gerando curiosidade entre o público brasileiro não tão acostumado às promoções (como são chamadas as empresas que organizam esses eventos) de luta livre profissional.
As lutas da WWE são reais?
Assim como acontece em outras promoções de luta livre, como as organizadas pela All Elite Wrestling (AEW) e a Total Nonstop Action Wrestling (TNA), as lutas da WWE são roteirizadas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Na prática, isso significa que o que você vê no torneio é uma mistura entre o catch wrestling (um estilo de luta tradicional que remonta ao século XIX) e um “teatro performático”, em que os competidores enfrentam-se no ringue, invariavelmente até mesmo se machucando, mas sempre de forma encenada, obedecendo a um roteiro pré-determinado.
Embora por muitos anos os promotores do wrestling tenham tentado manter a ilusão de que os torneios eram reais, o antigo chefe da WWE, Vince McMahon, confirmou em 1989 que as lutas eram planejadas e que o que acontecia nos embates era de fato uma performance e não um esporte.
Isso explica porque, embora ocorra uma ação de verdade no ringue, grande parte do apelo do wrestling venha da parte performática da competição, em que os lutadores ganham atenção por possuírem personalidades e golpes extravagantes. Um “teatro” que, embora de puro entretenimento, precisa de competidores que saibam executar seus golpes corretamente, até mesmo como forma de evitar lesões ou causar acidentes fatais.
Montado tudo isso, a definição dos rumos do confronto fica a cargo da própria empresa, que define performances, brigas e todo tipo de encenação de com o que quer dar mais destaque e tem mais apelo entre o público. O resultado final, no entano, embora costume ser bastante influenciado pelos produtores da companhia, cabe sempre ao dono da promoção, que define de fato quem vai ganhar a luta.
Fundada em 1953, a WWE é atualmente a maior promoção de wrestling do mundo, fazendo parte da empresa Endeavor Group Holdings. O WWE Raw, principal produto da casa, foi lançado em 1993, conta com mais de 1600 episódios e já ajudou a lançar ao estrelato nomes de peso como o de Dwayne “The Rock” Johnson, “Stone Cold” Steve Austin, Triple H e John Cena.
Além da parceria com a Netflix para transmitir seus principais embates ao vivo, em 2025, a WWE também irá disponibilizar no catálogo do streaming alguns de seus documentários, séries originais e projetos futuros.
Leia também:
10 atores que começaram a carreira como lutadores de wrestling 10 melhores filmes com The Rock Crítica Ricky Stanicky | Uma comédia com gostinho de anos 2000
Leia a matéria no Canaltech.