DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

As 10 raças de cachorro mais fiéis

Já é senso comum que o cão é o melhor amigo do homem. No entanto, existem algumas raças de cachorro mais fiéis em  comparação com as outras, e que se destacam justamente por esse companheirismo ímpar. Conheça as principais! 

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Cães conseguem se comunicar com humanos usando botões em experimento Cachorros sabem nomes de objetos e criam expectativas

Em entrevista ao Canaltech, a veterinária Monique Rodrigues, CEO da Clinicão, conta que os cães que recebem atenção, carinho e estímulos mentais geralmente desenvolvem comportamentos mais positivos.

A veterinária afirma que existem diversos aspectos que influenciam no comportamento do animal. “O mais comum é a sua criação; um lar calmo e estável tende a criar cães mais tranquilos, enquanto ambientes abusivos podem gerar comportamentos ansiosos e violentos”. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O adestramento é outro ponto de impacto no comportamento de um cachorro. “Cães que passam por treinamentos de obediência tendem a ser mais controlados e bem-comportados. Então mesmo se o animal é naturalmente agitado, técnicas de reforço positivos podem promover uma melhor atitude”, explica.

As raças de cachorro mais fiéis

“Existem muitas raças tradicionais fiéis, mas é importante mencionar que muitas das vezes essa fidelidade está relacionada com a criação do animal. Historicamente, as raças mais fiéis são aquelas que tinha uma função de auxiliar o homem na casa e no pasto”, conta a especialista.

Monique acrescenta que a saúde também influencia, tanto a mental quanto a física. “Um animal que é agredido ou violentado costuma ser mais retraído e reservado, enquanto cães cuidados de formam mais afetuosa desenvolvem características amigáveis. A prática de exercícios, jogos e brincadeira ajuda a prevenir comportamentos destrutivos”.

Consultamos a veterinária para saber as raças de cães mais leais, e o veredicto foi o seguinte:

Pastor Alemão Labrador Golden Retriever Border Collie Shih Tzu Yorkshire Terrier Staffordshire Bull Terrier Boxer Dachshund Husky Siberiano

Pastor Alemão

Pastor alemão está entre uma das raças de cachorro mais fiéis (Imagem: Maayan Nemanov/Unsplash)

O Pastor Alemão se destaca pela inteligência aliada ao forte instinto de proteção, por isso tem uma fidelidade natural. Por isso, é amplamente utilizado como cão de trabalho em forças policiais. “Conhecido por sua inteligência e lealdade, é um excelente cão de guarda”, comenta a veterinária.

Labrador

O labrador começou com o objetivo de ajudar pescadores, puxando redes e apanhando peixes. Sua natureza sociável e vontade de agradar estão entre as razões pelas quais é a raça mais popular nos Estados Unidos há décadas.

Labradores têm um temperamento equilibrado, sendo usados como cães-guia e de terapia. “Amigável e sociável, é um companheiro ideal para famílias e crianças”, acrescenta a especialista.

Golden Retriever

Já o Golden Retriever é da Escócia, frequentemente classificado como o cão de terapia mais utilizado no mundo, devido à sua empatia e sensibilidade. Na opinião de Monique, é “fiel e amigável, é ótimo para terapia e trabalho de resgate”.

Border Collie

Considerada uma das raças de cachorro mais inteligentes, o Border Collie foi criado para pastoreio de ovelhas na Escócia e na Inglaterra. Como essa habilidade exige um forte vínculo com o tutor, para seguir comandos mesmo à distância, ele se destaca por sua fidelidade. “Inteligente e ativo, é excelente para treinamentos e esportes”, diz a veterinária.

Shih Tzu

Originário da China, o Shih Tzu foi criado como cão de companhia para a realeza chinesa. Sua história como animal de estimação exclusivo da elite moldou sua personalidade dócil e apegada.

Esses cães tendem a formar laços fortes com seus tutores, preferindo passar a maior parte do tempo próximo a eles, característica típica de raças de companhia. Segundo Monique, esse pet costuma ser “pequeno e carinhoso e adorar passar tempo com a família”.

Yorkshire Terrier

Já o Yorkshire Terrier, no início, costumava caçar ratos em minas e fábricas. Apesar de pequeno, é extremamente corajoso e protetor e sua forte ligação com os donos pode ser explicada justamente por esse instinto de proteção. “Corajoso e dedicado, é muito dependente do carinho dos tutores”, comenta a especialista.

Staffordshire Bull Terrier

Apesar de sua força física, o Staffordshire Bull  é uma das raças mais tolerantes com crianças, sendo apelidado de “cão babá”. Essa característica reflete sua lealdade e dedicação à família.

Boxer

O Boxer foi desenvolvido para caça e posteriormente utilizado em trabalhos militares. É uma raça que combina força e temperamento equilibrado. Segundo a veterinária, costuma ser “brincalhão e afetuoso” e “desenvolve um forte vínculo com as pessoas”.

Dachshund

Dachshund também é uma das raças de cães mais fiéis (Imagem: yu wang/Unsplash)

O Dachshund também tem um instinto protetor forte e tende a se apegar intensamente à família. “Pequeno e corajoso, é muito leal e adora a companhia de seus tutores.”

Husky Siberiano

A função do Husky Siberiano era puxar trenós em condições extremas, e por isso a raça é conhecida por sua resistência e trabalho em equipe. Embora tenha um temperamento independente, forma laços fortes. “Quando bem tratado, é leal e protetor com sua família humana”, conclui a veterinária. Sendo assim, é uma das raças de cachorro mais fiéis.

Leia também:

O que faz um cachorro ser mais bravo ou mais manso? Por que cachorro pinscher é tão bravo?

VÍDEO | SPOT, O CÃO-ROBÔ COM FANTASIA DE CACHORRO

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box