DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

APUs Medusa Point serão maiores do que Strix Point, usando novo socket FP10 [RUMOR]

As APUs da geração Medusa Point devem ser um pouco maiores do que os processadores da geração atual, Strix Point. Isso é o que indica o vazamento de documentos de transporte, revelando um novo socket levemente maior, o FP10.

Componentes da geração Strix Point, os Ryzen AI 300, usam o formato FP8. A AMD parece trazer uma nova geração de socket junto com os Medusa Point, o FP10. Segundo o vazamento, esse novo encaixe mede 25 x 42,5mm, o que faz dele aproximadamente 6% maior do que o atualmente disponível FP8.

Captura de documento de transporte fala do socket do Medusa Point
Fonte: NBD

Uma vez que estamos falando de APUs para notebooks, dificilmente o usuário médio vai atentar ao tamanho do socket de seu produto, mas é um indicativo interessante das mudanças trazidas pela nova geração de processadores.

Segundo os vazamentos e rumores que temos até o momento, a AMD vai adotar um design de chiplets (CCD) para suas novas APUs, como já faz em seus processadores desktop. Assim, diferente dos Strix Point que usam um design monolítico de 4 + 8 núcleos Zen 5, os Medusa Point devem ter um CCD com 12 nécleos Zen 6 e um die separado para I/O.

Medusa Point deve ter novo processo e mesma iGPU

A possível mudança no socket para a nova geração Medusa Point parece vinculada ao design CCD empregado nos chips. Além disso, vale lembrar que a AMD deve recorrer a um processo mais moderno da TSMC na fabricação deles, passando para 3nm, enquanto os Strix Point tinham transistores feitos em 4nm.

Enquanto isso, a GPU integrada não deve ter muitas novidades. Já tivemos mais de um vazamento indicando que a AMD vai optar por manter a arquitetura RDNA 3.5 nos Medusa Point, enquanto a mais recente RDNA 4 continua reservada para placas de vídeo dedicadas.

Slide da AMD descreve RDNA 3.5
Fonte: AMD

Notícias relacionadas:

Há informações de que os Medusa Point serão voltados para modelos mais avançados de APUs, enquanto os Gorgon Point focam nos intermediários e de entrada. Até o momento não temos informações oficiais sobre os produtos.

Fonte: WCCFTech

Facebook Comments Box