Apple remove TikTok, CapCut e outros da App Store dos EUA após banimento
É, o inesperado aconteceu.
A partir de hoje (19/1), os aplicativos da chinesa ByteDance — incluindo o gigante TikTok, o famoso editor de vídeos CapCut e até mesmo o jogo MARVEL SNAP — estão oficialmente banidos e inacessíveis em todos os Estados Unidos.
Ao abrir o TikTok, a seguinte mensagem está agora aparecendo para quem está nos EUA:
Desculpe, o TikTok não está disponível agora
Uma lei que proíbe o TikTok foi promulgada nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por agora.
Estamos contentes que o Presidente Trump indicou que trabalhará conosco em uma solução para restabelecer o TikTok assim que ele tomar posse. Por favor, fique atento!
Não só o funcionamento dos apps em si foi suspenso, mas a Apple e o Google também foram obrigadas a remover todos eles de suas respectivas lojas americanas.
A situação é tão atípica que a Apple até mesmo publicou um artigo de suporte sobre a situação, o qual está sendo mostrado para usuários que buscam pelo TikTok na App Store dos EUA. Ela teve, inclusive, que atualizar emergencialmente o TestFlight para fechar uma brecha que ainda permitia instalar a versão beta do TikTok por lá.
Conforme a própria mensagem do TikTok indica, porém, todo esse imbróglio poderá durar muito pouco. Donald Trump reassumirá a presidência dos EUA amanhã (20/1) e já indicou que “muito provavelmente” dará pelo menos um prazo extra de 90 dias para a ByteDance.
Obviamente, a disponibilidade e o acesso a todos os apps continua normal fora dos EUA.