EconomyFeaturedNewsTop Stories

Apple poderá levar chip M4 ao iPad Air, lançar novo Mac Pro e mais em 2025

Assim como nos últimos anos, a Apple está preparando uma grande leva de anúncios e lançamentos para a sua linha de produtos — que só cresce ano pós ano. Entre eles, obviamente, estão as três principais linhas atuais de dispositivos da empresa: os iPhones, os iPads e os Macs.

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Mark Gurman na newsletter “Power On” (da Bloomberg), falando nos smartphones da empresa, o ano já começará movimentado com o lançamento da quarta geração do iPhone SE — sem o botão de Início, com Face ID e Apple Intelligence.

Previsto para ser lançado na esteira do iOS 18.3 (mas não em janeiro, como se chegou a ser ventilado), o dispositivo poderá ser um pouco mais caro que o valor inicial do iPhone SE atual (de US$430). Mais que isso: a Apple poderá manter o antigo modelo em linha com um preço menor.

No mesmo período, deveremos ver também novos iPads — tanto a 11ª geração do modelo de entrada (que deverá ter 8GB de memória e o chip A17 Pro para a Apple Intelligence) quanto novos iPads Air, os quais poderão ganhar o chip M4 presente no modelo Pro — que não deverá ser atualizado neste ano.

Mais para o fim do ano, será hora do tão aguardado evento de anúncio da linha principal de iPhones, que deverão ganhar os chips da série A19 em setembro. Além de novos designs para o “iPhone 17”, o “iPhone 17 Pro” e o “iPhone 17 Pro Max”, a grande novidade, claro, deverá ser o “iPhone 17 Air” (ou “iPhone 17 Slim”).

Cerca de 2mm menos espesso que os iPhones atuais, ele deverá contar com o primeiro modem interno da Apple, chip “A19” e uma câmera traseira única. Segundo Gurman, a Apple usará o aparelho para testar futuras tecnologias — como as que permitirão aparelhos dobráveis.

Novos Macs

Quando falamos em Macs, o cronograma da Maçã deverá começar em breve com o lançamento dos MacBooks Air de 13 e 15 polegadas com o chip M4. Segundo Gurman, dados os desafios de fabricação do chip M3, pode ser que a Apple abandone essa geração e comercialize a nova versão ao lado da com o M2.

Ainda no primeiro semestre do ano, teríamos também o Mac Studio atualizado com os chips M4 Max e M4 Ultra — o que resolveria uma anomalia na atual linha de processadores da empresa, visto que o atual Mac mini (com os chips M4) consegue vencer o M2 Ultra do atual Mac Studio em alguns cenários.

Mais para o fim do ano, por sua vez, seria a hora do lançamento de um MacBook Pro atualizado — dessa vez, já com um provável lançamento dos chips M5. Os computadores não sofreriam mudanças no design, algo que deverá ficar apenas para o ano que vem, no aniversário de 20 anos do dispositivo.

Ainda segundo Gurman, a Apple estaria desenvolvendo um novo Mac Pro com um chip “Hidra” de alta performance, o qual estaria caminhando para ficar pronto antes mesmo dos MacBooks Pro. Isso vai de encontro a rumores recentes de que a empresa teria cancelado o desenvolvimento do chip mais poderoso.

Facebook Comments Box