Apple perdeu participação no mercado de fones de ouvido sem fio em 2024
De acordo com um levantamento da Canalys, a Apple perdeu participação no mercado de fones de ouvido em 2024, tendo também diminuído a quantidade de remessas em relação ao ano anterior — embora, como há muito tempo, permaneça na liderança absoluta desse mercado.
Quando consideramos os “dispositivos de áudio pessoal inteligentes” como um todo, o qual inclui diferentes modalidades de fones de ouvido sem fio, a Maçã remeteu cerca de 81,8 milhões de unidades ao longo do ano passado — 6,1% a menos que em 2023, quando a empresa enviou 87,2 milhões.

Com isso, a participação da empresa caiu de 21,3% para 18% — número mais que suficiente para mantê-la à frente da Samsung (8,3% de participação), da boAt (6,2%), da Xiaomi (5,9%) e da Sony (4%). Outras fabricantes acumularam market share de 57,5% e o mercado cresceu 11,2% ao todo, com 454,6 milhões de remessas.

Pulando para o estrato dos fones TWS (como os AirPods e os AirPods Pro), a Apple fez 76,5 milhões de envios em 2024, uma queda de 6,5% em relação a 2023 (81,8 milhões). A participação da empresa, por sua vez, caiu de 27,8% no ano anterior para 23,1% no ano passado, o que ainda a deixa na liderança.

Na sequência da Maçã vêm Samsung (8,5%), Xiaomi (7,9%), boAt (6%) e Huawei (4,5%). Outras fabricantes acumularam 50,1% de participação, enquanto o mercado como um todo conquistou um crescimento de 12,6% em relação a 2023 com 454,6 milhões de unidades remetidas.
A Apple, cujos números incluem sua subsidiária Beats, segue sendo beneficiada pelo seu ecossistema poderoso, que é impulsionado pela alta integração entre o hardware e o software dos seus produtos, bem como por recursos como o Áudio Espacial (Spatial Audio), disponível no Apple Music.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.