Apple elege IA brasileira como melhor app para iPad de 2024
A Apple elegeu a inteligência artificial (IA) brasileira para músicos Moises como o melhor app para iPad de 2024. A premiação faz parte do App Store Awards, que analisa 19 categorias e marca a estreia de um produto brasileiro no rol de vencedores.
“Ao isolar instrumentos individuais em praticamente qualquer gravação, Moises ajuda você a se concentrar em cantar vocais principais, soltar aquele solo de guitarra ou tocar baixo com sua banda favorita”, diz a descrição do app.
Fundada em 2019, a ferramenta tem base de 50 milhões de usuários em oito países e processa mais de dois milhões de minutos de áudio por dia. O aplicativo é usado por grandes artistas, como o rapper Emicida, o baterista Eloy Casagrande e a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, segundo a Folha de S.Paulo.
“Quando eu estava praticando para a audição, eu usava muito o Moises App. Eu desacelerava algumas músicas para facilitar e tornar o processo de aprendizado mais preciso e isso realmente me preparou para tocar com eles”, afirmou Eloy Casagrande ao site da empresa sobre os testes para a banda Slipknot.
Os vencedores foram selecionados entre 45 finalistas por editores da App Store levando em consideração experiência do usuário, design e inovação. “Os desenvolvedores vencedores deste ano criaram aplicativos e jogos que melhoraram a vida dos usuários e impactaram a cultura em todo o mundo”, afirma o comunicado da Apple.
Leia mais:
7 dicas para evitar instalar apps falsos no iPhone ou iPad
10 automações para usar no Atalhos do iPhone
Apple não terá mais que mudar a App Store no Brasil; entenda
App disponível no ecossistema Apple está abrindo caminhos
O nome do aplicativo faz referência à passagem bíblica em que Moisés separou o Mar Vermelho;
A plataforma foi idealizada pelos músicos amadores Geraldo Ramos e Eddie Hsu, que já tinham aberto um estúdio em Recife (PE) nos anos 2000, segundo o jornal;
Eles tiveram a ideia depois de conhecer um modelo do Deezer (plataforma de streaming de música) que isolava os instrumentos, mas exigia conhecimento em programação;
Em 2019, os dois decidiram investir na ideia com fundos próprios e convidaram o designer gráfico Jardson Almeida para desenvolver a ferramenta e torná-la acessível ao grande público.
“Nosso objetivo é criar ferramentas para complementar os processos criativos em áudio e música, não substituir pessoas”, diz o site da empresa. “Somos uma empresa de tecnologia, mas, também, somos músicos. Respeitamos nossos colegas músicos, vocalistas, compositores e detentores de direitos.”
A inteligência artificial não só cumpre o objetivo inicial, como também possibilita a transcrição dos acordes, altera a velocidade, indica ritmos de forma inteligente, muda o tom das melodias e corta trechos das canções.
O Moises está disponível para download neste link.
O post Apple elege IA brasileira como melhor app para iPad de 2024 apareceu primeiro em Olhar Digital.