EconomyNewsTop Stories

Apple desiste de usar 2nm nos chips M5 devido ao custo elevado [RUMOR]

A geração M5 de processadores Apple não será feita no avançado processo de 2nm da TSMC. É isso que diz o rumor mais recente sobre a maçã, que ressalta que a empresa já encomendou a fabricação do M5 para a gigante taiwanesa, no processo de 3nm.

Os rumores falam da decisão da Apple, mas não dos seus motivos. A especulação mais aceita é de que o M5 não ser fabricado em 2nm devido aos altos custos do processo. Assim, a Apple teria optado por esperar por mais um ano antes de aproveitar a litografia em suas linhas A e M de processadores.

O processo de 3nm já é usado nos chips M4 que impulsionam os MacBook e Mac Mini atuais. No entanto, a versão da litografia para os M5 ainda apresentaria ganhos em performance e eficiência por usar uma tecnologia diferente da TSMC, chamada SoIC – System on Integrated Chip. Ou seja, feita especialmente para componentes do tipo.

Fonte: Shutterstock

De acordo com as informações não oficiais, a geração M5 de chips já está sendo fabricada em pequena escala para testes desde julho deste ano. Se o roadmap for seguido sem problemas, a produção em massa dos processadores deve começar na segunda metade de 2025.

Apple M5 vai ter sua estreia no MacBook Pro?

Comparando o timing de produção em massa dos chips M5 com as épocas em que a Apple costuma apresentar novos produtos, o WCCFTech especula que o MacBook Pro pode ser o primeiro produto com a nova geração de processadores, com modelos MacBook Air previstos para 2026.

Fonte: Apple

Notícias relacionadas:

Apple anuncia chips Apple M4 em 3 versões

Apple M4 Max supera RTX 4070 e RTX 3080 Ti em teste do Blender

Apple se planeja para lançar dispositivos com chips M5 em 2025

Isso significa que a Apple pode pular o upgrade para o iPad Pro no ano que vem, para poder lançar o dispositivo com um M5 em 2026. Alternativamente, a empresa poderia usar o M4 Ultra para um upgrade, que também não é um processador oficial ainda.

O rumor da vez se alinha com previsões do analista Ming-Chi Kuo, que já mencionava que a Apple provavelmente não usaria ainda o processo de 2nm logo no ano que vem.

Facebook Comments Box