Antes da “Era Trump”, Microsoft, Dell e HP pedem pra fornecedores acelerarem produção
De acordo com informações internacionais, empresas como Microsoft, Dell e HP se preparam para a ‘Era Trump’. As companhias pediram para fornecedores acelerarem a produção de chipsets, com o intuito de aumentar a quantidade de estoque antes do novo presidente assumir a Casa Branca.
Ao que tudo indica o pedido é antigo, e a Microsoft, Dell e HP se preparam há alguns meses para o retorno de Donald Trump. Segundo as informações, os fornecedores de componentes chineses trabalham o mais rápido possível antes da implementação do suposto aumento de taxas.
Governo Federal aumenta temporariamente imposto de importação de fibra óptica
EUA preparam novas restrições à China para frear desenvolvimento de chips
Donald Trump prometeu aumentar as taxas de diversos países, incluindo México, Canadá, China e Taiwan. Caso siga em frente com seu plano, a indústria de tecnologia global deve ser impactada de forma expressiva. Por este motivo, empresas como a Microsoft já estão se preparando para os possíveis desdobramentos do governo Trump.
Informações da Nikkei Asia revelam que a Microsoft inclusive pediu aos fornecedores para saírem das nações prestes a receber as novas tarifas. Do mesmo modo, companhias como Dell e HP estão formulando planos com o objetivo de reduzir a dependência de fornecedores chineses.
Era Trump pode impactar o setor de tecnologia
As supostas promessas da Era Trump podem impactar de forma expressiva o segmento de tecnologia. A China busca se blindar contra as ameaças de Trump e já aumentou o controle na exportação de metais raros.
A Coreia do Sul também busca impulsionar a produção de companhias como a Samsung, acelerando a produção de componentes com a ideia de fornecer subsídios financeiros. As promessas de Donald Trump devem aumentar a pressão no segmento e ter como consequência o aumento nos preços dos produtos.
Um estudo do CTA (Consumer Technology Association), produtos de todas as camadas do setor de tecnologia devem sofrer aumentos. Dentre as principais escaladas nos preços, os laptops podem subir 46%, os consoles 40% e smartphones devem ficar 26% mais caros.
Ressaltamos que essas subidas nos preços são especulações e só vão acontecer no pior dos cenários. Além disso, a Era Trump só irá de fato aumentar a pressão no segmento caso o presidente realmente aplique o aumento proposto nas taxas. Essas foram suas promessas de campanha, mas primeiro ele precisa cumpri-las.
Fonte: Wccftech, Nikkei Asia