Anatel bloqueia mais de um bilhão de chamadas abusivas por mês
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, nesta segunda-feira (27), que bloqueou mais de um bilhão de chamadas abusivas disparadas por empresas de telemarketing por mês entre junho de 2022 e dezembro de 2024.
Na prática, cada cidadão receberia uma média de 743 ligações, de acordo com o documento “Combate às Chamadas Inoportunas”, apresentado ao Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (Cdust). As informações foram antecipadas pela Folha de S.Paulo.
A Anatel considera telemarketing abusivo o disparo de mais de 100 mil chamadas por dia utilizando robôs. A Anatel diz que tem conseguido interromper 85% das ligações indesejadas, mas admitiu que 15% delas ainda afetam os consumidores.
O relatório mostrou ainda que a prática rendeu 24 processos administrativos, com aplicação de R$ 32 milhões em multas. Até agora, 1.041 usuários de telecomunicações foram bloqueados por práticas abusivas, segundo o documento.
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Recentemente, a agência informou que vai passar a receber relatórios detalhados que poderão indicar abusos de empresas com chamadas indesejadas;
As prestadoras de telefonia móvel e fixa terão de informar, mensalmente, os dados sobre o tráfego recebido;
Além disso, a Anatel aposta no programa Não Me Perturbe para que os consumidores bloqueiem ligações de empresas cadastradas. A plataforma já soma 12,5 milhões de números desde que entrou em operação, em julho de 2019;
O site Qual empresa me ligou? também pode ser utilizado para identificar o CNPJ e a Razão Social associados a determinados números de telefone;
A próxima iniciativa da Anatel é o Origem Verificada, ferramenta que vai permitir localizar a origem das chamadas.
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