AMD Ryzen Z2 Go pode ser uma APU exclusiva para o Lenovo Legion Go S
Um novo vazamento sobre o AMD Ryzen Z2G traz detalhes mais completos sobre o processador, o que inclui o seu nome comercial: Ryzen Z2 Go. As informações não oficiais, no entanto, afirmam também que essa opção de entrada da nova geração de APUs AMD para dispositivos portáteis será exclusiva para o Legion Go S, da Lenovo.
Os rumores vêm de Golden Pig Upgrade Pack, que tem bom histórico de acertos em seus vazamentos. É a mesma pessoa que revelou a série Ryzen Z2 ainda em outubro deste ano. Em um novo post, ele informa o nome do Z2 Go, suas specs mais detalhadas e as informações sobre o Legion Go S.
Fonte: Golden Pig Upgrade Pack
Segundo o post, o Ryzen Z2 Go conta com 4 núcleos e 8 threads, baseados em Zen 3+. Ele vem equipado com uma GPU RDNA 2 de 12 Compute Units (CUs) e suporte a memória LPDDR5X-6400. Visivelmente, trata-se de uma APU de entrada, com foco em custos mais atrativos, algo que Golden Pig comenta no próprio post.
Logo em seu post sobre linha Z2 em outubro, o “vazador” comentou que cada modelo de APU vai se diferenciar em sua arquitetura de GPU. Enquanto o Ryzen Z2 Go fica com RDNA 2, o Z2 padrão usa RDNA 3 e o Z2 Extreme chega na RDNA 3.5.
Fonte: Bilibili
Ryzen Z2 Go em somente um dispositivo?
A nova geração de processadores AMD para portáteis tem chamado a atenção pela sua variedade, que deve resultar num portfólio interessante de dispositivos. Assim, para quem não está interessado por um Legion Go S, pode ser decepcionante que somente esse console poderá usar o Ryzen Z2 mais acessível.
Já faz um tempo que o portátil de entrada da Lenovo aparece em vazamentos. Em informações não oficiais anteriores ele já aparecia equipado com o Ryzen Z2 Go, mas não se sabia que ele seria o único com o processador.
Notícias relacionadas:
Linha AMD Ryzen Z2 vai ter três modelos com 12 CUs, revela vazamento
Console Lenovo Legion Go S pode ter integração com SteamOS
Lenovo Legion Go S aparece em vazamento de imagens renderizadas
Outro aspecto que deve ajudar bastante no valor do portátil é a possibilidade dele não usar Windows. Especula-se que o Legion Go S pode vir com SteamOS como sistema operacional, marcando um dos primeiros dispositivos do tipo com suporte oficial ao software da Valve fora do Steam Deck.