AMD recomenda atualização da BIOS em placas-mãe ASRock caso Ryzen 7 9800X3D falhe na inicialização
Desde o lançamento do AMD Ryzen 7 9800X3D, mais de 100 casos de falhas foram relatados nas redes sociais, principalmente através do Reddit. Alguns usuários enfrentam problemas de inicialização após um curto período de uso, enquanto outros veem o processador simplesmente parar de funcionar, com ou sem danos físicos.
Muitos dos problemas são relatados em placas-mãe ASRock AM5, onde o sistema não inicia corretamente. A ASRock e a AMD investigaram o problema e identificaram que BIOS antigas podem ser a causa principal. Embora algumas versões anteriores ofereçam suporte ao Ryzen 7 9800X3D, o ideal são as versões atualizadas.
Assim, se o problema for simplesmente o sistema não iniciando, atualizar para a versão mais recente da BIOS disponibilizada pela ASRock pode ser a solução. No entanto, para os usuários que encontraram marcas de queimadura no processador, essa solução não será suficiente.
Notícias Relacionadas:
- Amazon começa a reservar algumas RTX 50 e Radeon RX 9000 para membros do Prime
- Novo mini PC da GMKTec com Strix Halo custa mais de US$ 2.000
- Ryzen 9000G? AMD pode lançar novas APUs para desktop AM5 no fim do ano
Pronunciamento Oficial

Ao Club386, a AMD se manifestou sobre a situação:
“Estamos cientes de um número limitado de relatos de usuários envolvendo placas-mãe ASRock AM5 que falharam em concluir o POST. Após uma investigação conjunta, a AMD e a ASRock identificaram um problema de compatibilidade de memória presente em versões anteriores do BIOS, que foi corrigido no BIOS mais recente. A ASRock já emitiu orientações sobre esse comportamento e abordou um relatório singular de uma CPU danificada.
Vale a pena notar que uma falha no POST pode ser causada por uma série de fatores e não indica necessariamente uma CPU não funcional. Recomendamos que os usuários comecem atualizando seu BIOS para a versão mais recente disponível para seu modelo específico de placa-mãe.
Se o problema persistir, incentivamos os usuários a entrar em contato com nossa equipe de suporte ao cliente para obter mais assistência e diagnósticos.”
O pronunciamento sinaliza também que, apesar de serem poucos os casos, uma centena entre os milhares de processadores vendidos, as empresas estão trabalhando para resolver o problema para os usuários.
De fato, as duas empresas estão cientes dos problemas desde fevereiro deste ano, com a ASRock imediatamente lançando uma atualização beta do BIOS para tentar resolver o problema. A causa da falha foi identificada como um problema de compatibilidade de memória, mas já foi resolvido com o último lançamento da BIOS.
Falhas Mesmo Com BIOS Atualizadas

No entanto, o problema parece não ter sido resolvido, havendo relatos de usuários que atualizaram a BIOS e ainda assim sofreram falhas com o Ryzen 7 9800X3D.
A maioria dos casos está associada a placas ASRock da série 800, mas a fabricante afirma que os problemas não são causados pelo hardware da placa-mãe. Segundo a ASRock, os problemas podem ser resultado de erro do usuário, como acúmulo de sujeira no soquete, que pode ser resolvido com limpeza adequada.
Se algum usuário estiver enfrentando esse problema, é recomendado entrar em contato com o suporte da AMD. Se o problema persistir, é possível solicitar a substituição do processador.
Além disso, embora o problema esteja concentrado no Ryzen 7 9800X3D, há relatos de falhas semelhantes no Ryzen 9 9950X3D, mas os números ainda são muito baixos.
Fonte: Club386 e Tom’s Hardware.