EconomyNewsTop Stories

AMD: “próxima geração de GPUs será a mais forte já feita pela empresa”

A CEO da AMD, a Dra Lisa Su, anunciou ontem, que a empresa lançará suas próximas GPUs para PC com a tecnologia RDNA 5 no início de 2025. Será “o portfólio de PCs mais forte da história da empresa”.

Su apresentou a previsão durante declarações preparadas para analistas, descrevendo os resultados da empresa no terceiro trimestre de 2024. Cerca de metade da receita da AMD vem de seus produtos para data centers, por isso os analistas de Wall Street focaram a maior parte de sua atenção nessa parte do negócio.

AMD Ryzen 7 9800X3D: vazam possíveis especificações da CPU

AMD marca evento para lançamento do Ryzen 7 9800X3D na China

Radeon RX 7650 GRE usa GPU Navi 33 e chega depois da CES, só na China [RUMOR]

Créditos: AMD.

Declínio nas GPUs

As GPUs da AMD estão incluídas no segmento de Jogos, onde a receita caiu 69%, para $462 milhões. Isso se deve ao fato de que o segmento também inclui as GPUs da AMD para consoles de jogos, e tanto a Microsoft quanto a Sony reduziram a quantidade de aquisições.

As GPUs para PCs também diminuíram, pois os fabricantes de placas e os vendedores de PCs começaram a esperar pelos produtos de próxima geração da AMD. “Além de um forte aumento no desempenho de jogos, o RDNA 4 oferece um desempenho significativamente maior de ray tracing e adiciona novas capacidades de IA”, disse Su e concluiu: “estamos no caminho certo para lançar as primeiras GPUs RDNA 4 no início de 2025.”

Nome e lançamento da GPU RX 8000

A AMD não confirmou, mas relatórios indicam que o chip será conhecido como GPU RX 8000, também conhecido como Navi 48 ou Navi 44. Em vez de competir no “topo da linha” em termos de desempenho, essas placas serão direcionadas a preço e desempenho de médio alcance.

Para 7 de novembro, a AMD já anunciou uma o lançamento do Ryzen 9000X3D.

Créditos: AMD.

Expectativas para 2025

Su também destacou que a receita já cresceu 29% ano a ano devido à forte demanda pelos processadores Ryzen 9000 para desktop e Ryzen AI 300 para notebooks. As vendas da AMD geralmente são mais forte na segunda metade do ano, mas com a combinação das peças Ryzen existentes da AMD, além do próximo chip X3D, Su espera que a AMD tenha um desempenho ainda melhor.

A CEO também acrescentou que o crescimento deve continuar em 2025, com expectativas de que o mercado de PCs cresça. Outro fator que deverá influenciar é a migração dos consumidores do Windows 10, cujo suporte termina em outubro de 2025.

Para resumir, a CES 2025 promete ser muito agitada, pois a Nvidia deverá anunciar suas placas de próxima geração “Blackwell” ou RTX 5000 no evento.

Fonte: PCWorld

Facebook Comments Box