DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

AMD confirma finalização do design para Epyc “Venice” no processo de 2nm da TSMC

A AMD confirmou em suas redes sociais que seus processadores Epyc da próxima geração, codinome “Venice”, alcançaram a fase de tape out. Isso significa que o design está finalizado e eles estão prontos para começar a fabricação, usando o processo de 2nm da TSMC.

O marco foi registrado em uma cerimônia oficial envolvendo AMD e TSMC porque os Epyc “Venice” são os primeiros produtos HPC a fazerem sua finalização no processo N2 da fabricante taiwanesa de semicondutores. Os núcleos de arquitetura Zen 6 dos novos processadores para data centers da AMD serão fabricados em 2nm.

Lisa Su e C.C. Wei, CEOs da AMD e TSMC, respectivamente
Fonte: AMD

“Isso destaca a força da parceria entre AMD e TSMC para fabricação de semicondutores para co-otimizar novos designs de arquitetura com tecnologia avançada de processos”, diz a divulgação oficial da AMD. “Isso também marca um passo importante na execução do roadmap da AMD para CPUs e data centers, com o ‘Venice’ no caminho para um lançamento no ano que vem.”

Captura de post da AMD falando do tape out para Epyc "Venice"
Fonte: AMD

“Venice” é a sexta geração dos processadores Epyc da AMD, que têm ganhado cada vez mais espaço no segmento profissional. Eles usarão socket SP7, com suporte a 12 ou 16 canais para memórias DDR5, segundo o VideoCardz.

AMD vai fabricar processadores Epyc atuais na Fab 21 da TSMC, nos EUA

Aproveitando a confirmação do tape out para a geração “Venice” no processo de 2nm da TSMC, a AMD também divulgou que validou a fabricação da geração atual de processadores Epyc na Fab 21 da empresa taiwanesa.

Notícias relacionadas:

“AMD também anuncia o estabelecimento bem sucedido e validação de seus produtos Epyc de 5ª geração na nova instalação de fabricação da TSMC no Arizona, destacando seu compromisso com a manufatura dos EUA”, disse a companhia.

Lisa Su, a CEO da AMD, declarou que chegar primeiro no processo de 2nm da TSMC para produtos HPC e fabricar seus Epyc no Arizona “são grandes exemplos de como estamos trabalhando juntos de perto para impulsionar inovação e entregar as tecnologias avançadas que vão alimentar o futuro da computação”.

Via: VideoCardz

Facebook Comments Box