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AMD anuncia as Radeon RX 9070 XT e RX 9070 por US$ 599 e US$ 549

A AMD anunciou o preço e lançamento e data de início das vendas das placas Radeon RX 9070 XT e RX 9070, as estreantes da microarquitetura RDNA 4. A empresa focou em nos gamers com orçamento abaixo dos 700 dólares, o que representa 85% dos consumidores, segundo a AMD, oferecendo “performance para 4K com custo de 1440p” e aumentando a liderança da empresa no conceito de performance por dólar.

Os destaques da RDNA 4 incluem o avanço em performance em Ray Tracing, Inteligência Artificial e também ganhos em eficiência e rasterização dessa nova geração. A empresa também buscou facilitar o upgrade, mantendo o conector PCI de 8 pinos tradicional, ao invés de incorporar o 12VHPWR, usado pela rival Nvidia.

As RX 9070 XT e RX 9070 trazem ambas a configuração de 16GB, com a 9070 trazendo reduções em estruturas como Compute Units, aceleradores de Ray Tracing, hardware acelerador de IA, clocks máximos e também consumo.

A Radeon RX 9070 XT e RX 9070

A Radeon RX 9070 XT entrega performance em torno de 42% maior que a Radeon RX 7900 GRE em 4K. Em games com uso intensivo de Ray Tracing, a diferença pode ser maior e se aproximar dos 60% em alguns cenários, graças a maior evolução do RDNA 4 nesses cenários.

Já a RX 9070 tem um incremento mais discreto, mas ainda fica na casa de uns 21% mais rápida que a RX 7900 GRE em 4K e ainda entrega um incremento de uns 30% em games com uso intensivo da tecnologia Ray Tracing, como Cyberpunk 2077.

AMD FidelityFX 4

Junto com as RX 9070 foi introduzido o AMD Fidelity FX Super Resolution 4, enfim uma solução de upscaling via Inteligência Artificial para fazer frente ao Nvidia DLSS. A tecnologia é exclusiva da série RX 9000, já pensada em usar o aceleramento de hardware mais robusto para IA disponível nas RDNA 4

A lógica é uma que já conhecemos faz anos, já aplicada pela Nvidia. A AMD treina seu modelo neural com hardware AMD Instinct, criando um modelo capaz de pegar uma imagem em resolução inferior, mistura com informações do motor do jogo, como os vetores de movimento, diz para a IA “faz aí” e o resultado é uma imagem final de alta qualidade e resolução maior que a renderizada originalmente.

Além do ganho de performance, A AMD afirma que seu modelo criado pelo aprendizado da máquina é capaz de entregar imagens com qualidade melhor do que se tivessem sido renderizadas nativamente na resolução final, pois o modelo é capaz de ir realizando correções, como retirar serrilhamento da imagem. Sim, você já ouviram exatamente este discurso da Nvidia lá no lançamento das RTX série 20, em 2018.

O FSR 4 vai trazer um recurso de geração de quadros intermediários entre os quadros do jogo, e combinando os ganhos do upscaling com o frame gen, a empresa promete entre 2 a 4x mais performance sobre a taxa de quadros do game rodando nativamente sem essas tecnologias.

A AMD anunciou o suporte do FSR 4 em mais de 30 games já no lançamento, com mais de 75 títulos incorporando a tecnologia em 2025. Entre os títulos mencionados, estão Call of Duty Black Ops 6, Horizon Forbidden West, Marvel Rivals e Spider-Man 2.

Ray Tracing melhorado da RX 9070 XT

E é aí que entram duas novas evoluções importantes das RDNA 4. Essa nova microarquitetura está dobrando a capacidade de fazer intersecções de traçados de raio, com os Ray Acelerator de terceira geração. A promessa é não apenas falar de melhor desempenho em Ray Tracing, mas também em uma técnica de Path Tracing.

Para trazer esse incremento de performance, as RDNA 4 trazem agora dois Ray Acelerators por Compute Unit, algo que era limitado a apenas um, nas RX 6000 e 7000.
A Bounding Volume Hierarchy (BVH8) foi reestruturada e a compressão melhorada para usar menos memória.

A AMD também está implementando as oriented bounding boxes, ou OBB, para calcular o traçamento de raios. Antes essas áreas eram determinadas apenas com eixos X e Y, criando retângulos que ocupavam uma área muito maior do que o objeto que realmente iria colidir, marcando muito de área vazia.

Agora o OBB trás informação de rotação deste quadrado, possibilitando criar uma demarcação que pega muito menos área vazia, resultando em menos cálculos de raios sem colisão e um ganho de 10% no cálculo do traçamento desses raios.
E para essa evolução na tecnologia RT, a AMD também já começa a falar de técnicas como amostragem de iluminação e neural cache radiance, a ReSTIR, ou Reservoir-based Spatio temporal Importance Resampling, que é basicamente algo que vimos também no lançamento das RTX 50.

Ela consiste em um uso inteligente de informações de traços de luz realizados em frames anteriores, e também a reamostragem sempre que necessária para atualizar esse reservatório de informações acumuladas sobre a luz. Aí junta tudo isso com um supersampling e um denoiser, para reduzir o ruído na imagem e aumentar a resolução final e aí está o Path Tracing rodando em hardware AMD de nova geração.

Disponibilidade da RX 9070 XT

As AMD Radeon RX 9700 XT e AMD Radeon RX 9070 tem lançamento global anunciado pra 6 de março. Entre as empresas que irão desenvolver projetos baseados nesse chip gráfico estarão nomes como Acer, ASUS, PowerColor, ASRock e Gigabyte.

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