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Alexa está mais ‘fofoqueira’ nos EUA – mas ainda não no Brasil

Já havíamos revelado a vocês há poucas semanas como as conversas que temos com a Alexa, assistente inteligente de Amazon, não seriam mais privadas, já que essas interações ficarão salvas em servidores da empresa.

Aqui no Brasil, ainda não temos a Alexa “fofoqueira”, mas nos EUA, a Amazon já desabilitou dois recursos de privacidade importantes em seus alto-falantes inteligentes Alexa para integrar capacidades alimentadas por inteligência artificial (IA) em seus dispositivos.

Desde o dia 28 de março, as gravações de áudio dos dispositivos Alexa estão sendo enviadas para a nuvem por padrão, o que pode afetar a personalização dos serviços oferecidos, conforme revela uma matéria do The Conversation.

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A mudança desativa uma configuração chamada “Não enviar gravações de voz”, que permitia processar os comandos localmente no dispositivo.

Agora, todas as gravações serão processadas na nuvem, onde podem ser excluídas ou salvas para uso posterior, como no recurso Voice ID, que personaliza as respostas de acordo com o usuário.

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Alexa com respostas personalizadas não será possível se o usuário optar por não salvar conversas na nuvem – Imagem: pianodiaphragm/Shutterstock

Além disso, caso o usuário ative a opção “Não salvar gravações”, o Voice ID deixará de funcionar, eliminando a personalização. Esse ajuste coloca os consumidores diante de um dilema entre privacidade e funcionalidades personalizadas.

A decisão da Amazon reflete sua tentativa de impulsionar a monetização de dispositivos Echo, que têm sido vendidos a preços baixos, mas não geram lucros significativos. A Amazon perdeu bilhões de dólares no projeto Echo entre 2017 e 2021, e agora aposta na IA generativa para reverter esse cenário.

Alexa+: aposta da Amazon para intermediar compras

  • A empresa lançou recentemente a Alexa+, com IA para interação mais natural, capaz de realizar tarefas como reservar voos.
  • O sistema será pago, com opções de assinatura para membros do Amazon Prime ou usuários que paguem uma taxa mensal.
  • A Amazon espera que a Alexa+ seja um intermediário entre consumidores e vendedores, similar ao modelo de negócios de sua plataforma de e-commerce.
  • No entanto, com essa evolução, os usuários precisarão decidir entre privacidade e a conveniência de serviços personalizados.
  • Alternativas mais privadas, como o Home Assistant Voice Preview, oferecem uma opção mais segura, processando as gravações localmente, mas com menos funcionalidades.
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A Amazon vem priorizando a IA na Alexa, mas em troca da privacidade dos usuários – Imagem: Urbano Creativo/Shutterstock

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