EconomyFeaturedNewsTop Stories

Advogado da Nintendo explica como emulador pode ser ilegal

Desde que a Nintendo fez com que os desenvolvedores do Yuzu, emulador do Switch, encerrassem suas atividades, o cenário da emulação voltou a ser alvo de muitas polêmicas.

O advogado da Nintendo, por sua vez, agora explica como um emulador pode acabar se tornando algo ilegal.

Advogado da Nintendo explica o que é ilegal na emulação

Em uma palestra no realizada no Japão referente aos copyrights de softwares, Koji Nishiura, advogado da Nintendo, respondeu à pergunta se emuladores seriam ilegais com a seguinte declaração:

Esse é assunto bastante debatido. Enquanto você não pode considerar um emulador imediatamente ilegal, ele pode se tornar ilegal dependendo da forma que é utilizado.

Para esclarecer melhor a sua resposta, ele explica que um emulador que apenas copia um dispositivo pode ser legal, mas que copiar o programa que o hardware original roda pode infringir direitos autorais e torná-lo ilegal.

Yuzu não é mencionado diretamente

Sem mencionar o nome do Yuzu, o advogado da Nintendo abordou um caso que poderia ser justamente o do emulador. Koji Nishiura explicou que emuladores que desabilitam recursos de segurança, como criptografias, são ilegais.

Imagem: Yuzu

Não apenas isso, ele também explica que emuladores que apontam onde jogos piratas podem ser baixados caracterizam infração de copyrights. O Yuzu, vale lembrar, usava um mecanismo para passar por alguns sistemas de criptografia e, ao menos indiretamente, mencionava os jogos da Nintendo rodando em seu emulador.

Fugindo um pouco da questão de emulador e citando o DS como exemplo, Nishiura também explicou que os flash carts são ilegais por burlar mecanismos de segurança imitando jogos originais.

Fonte: VideoGamesChronicle

Facebook Comments Box