Activision faz receita do Xbox disparar
A recente aquisição da Activision pela Microsoft está trazendo resultados significativos para as finanças da divisão Xbox. De acordo com o relatório financeiro da Microsoft para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2025 (julho a setembro), a receita em games do Xbox aumentou em 43%, impulsionada pela inclusão dos produtos e serviços da Activision.
Esse crescimento reflete uma mudança estratégica na Microsoft. Isso porque a companhia não conseguiu igualar os números de vendas de console com a PlayStation, por exemplo. Dessa forma, optou por dedicar o tempo para ampliar o portfólio de jogos e serviços de assinatura
Foto: Divulgação/Microsoft
Nos últimos meses, o Xbox aumentou os valores das assinaturas do Game Pass. Além disso, realizou reajustes que geraram reações negativas na comunidade. O Game Pass Ultimate, por exemplo, aumentou para R$ 59,99. Apesar do descontentamento de alguns usuários, não impediu o impacto financeiro positivo promovido pela Activision.
Leia mais
Assassin’s Creed Shadows não será mais adiado
Xbox Insiders já podem testar novo Windows Home no aplicativo
Helldivers 2 recebe Bônus de Guerra ainda este mês
Black Ops 6 no Xbox equilibrou baixo otimismo com console
A integração dos jogos da Activision ao catálogo do Game Pass é vista como um dos principais fatores de atração para novos assinantes. Entre os lançamentos de destaque que se tornaram acessíveis por meio do serviço está o jogo Call of Duty: Black Ops 6, que entrou no Game Pass como lançamento no primeiro dia e obteve números recordes.
Além disso, títulos como Call of Duty: Modern Warfare 3 e Warzone também estão disponíveis. Essa expansão do catálogo foi determinante para o crescimento de 61% na receita de conteúdos e serviços do Xbox, sendo que 53% desse aumento foram atribuídos diretamente à Activision.
Enquanto as receitas de conteúdo apresentam resultados positivos, a venda de hardware do Xbox não seguiu a mesma trajetória. O relatório revelou uma queda de 29% nas receitas de hardware em relação ao ano anterior. Assim, sem novos lançamentos de consoles, a divisão de dispositivos do Xbox enfrenta outros desafios.
Principalmente se comparada a concorrentes que já lançaram atualizações de seus principais produtos, como o PlayStation 5 Pro, da Sony. Rumores sugerem que a Microsoft está explorando a possibilidade de desenvolver um console portátil, mas até o momento não há confirmação oficial.
Fonte: WCCF Tech