Aceleradores Blackwell para IA já estão esgotados pelos próximos 12 meses
O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, comentou recentemente numa reunião com investidores que as novas GPUs Blackwell da empresa já estão com suas encomendas esgotadas para os próximos 12 meses. O executivo se refere às versões profissionais para acelerar IA em servidores e data centers dos componentes.
Ou seja, os clientes gigantes da NVIDIA, como Amazon, Google, Microsoft e Meta, já encomendaram unidades suficientes de GPUs Blackwell para esgotar toda a produção que a TSMC vai fabricar ao longo do próximo ano. Dessa forma, analistas de mercado preveem que a NVIDIA deve expandir a sua já enorme fatia no mercado de IA.
Divulgação/NVIDIA
“Nossa perspectiva é de que a NVIDIA provavelmente vai ganhar mais espaço em processadores para IA em 2025, conforme os maiores usuários de silício customizado estão vendo crescimentos íngremes com soluções NVIDIA no próximo ano.” A declaração vem Joe Moore, analista na Morgan Stanley.
Fonte: NVIDIA
Os dados mostram que a popularidade com IA não deve esfriar tão cedo. Além disso, revelam também que a geração Blackwell continua a mais atraente para as big techs, mesmo com rivais da NVIDIA tentando correr atrás de mais espaço no mercado. Recentemente, por exemplo, a AMD revelou suas novas placas Instinct MI300X, com grande otimismo para seu número de vendas.
Contratempos não impactam hype em Blackwell
A próxima geração de GPUs NVIDIA teve que enfrentar obstáculos grandes em sua produção, segundo rumores. Desde problemas com falta de componentes a até mesmo falhas no design, tivemos uma boa dose de vazamentos apontando para solavancos no desenvolvimento dos aceleradores Blackwell.
Mais sobre Blackwell:
CEO da NVIDIA confirma que GPUs Blackwell estão sendo produzidas
OpenAI, Microsoft, Amazon, Meta, Google, Tesla: Todos usando NVIDIA
NVIDIA estima aumento de 55% nas vendas de GPUs high-end em 2025
No entanto, é visível que nada disso foi suficiente para diminuir a empolgação com a próxima geração de GPUs da maior empresa de IA no mundo. A NVIDIA garante que não vai ter atrasos para entregar seus chips B100 e B200, e o número de encomendas da plataforma confirma que seus clientes acreditam nisso – ou que não ligam de esperar, se for necessário.
Fonte: TechSpot