A CPU do Nintendo Switch 2 não deve ser um problema para ports de jogos da atual geração [RUMOR]
A Nintendo Switch 2 promete menos desafios para desenvolvedores ao adaptar jogos de plataformas como o PlayStation 5, de acordo com relatos recentes. Apesar de a CPU ser o componente mais divergente do padrão estabelecido pelo sistema, desenvolvedores afirmam que isso não será um grande obstáculo para a criação de títulos ou ports para o console.
Um desenvolvedor identificado como MattAgain, conhecido na indústria de jogos e ativo em fóruns como Famiiboards, comentou sobre as capacidades do sistema. Ele destacou que o principal esforço técnico para o Switch 2 está na otimização do uso da CPU, especialmente ao portar jogos.
Imagem: Famiboards/Reprodução
Isso se deve à transição de uma arquitetura x86 de maior consumo de energia, comum em consoles como o PS5, para um chip ARM móvel.
No entanto, a escalabilidade dos recursos gráficos para o GPU do Switch 2 é descrita como eficiente, reduzindo as dificuldades no processo de adaptação.
Fonte: Nintendo
Veja também: Leaker reforça que o Nintendo Switch 2 pode contar com joysticks de tecnologia Hall Effect
A facilidade em portar títulos do PlayStation 5 para o Switch 2 representa uma evolução significativa em relação à geração anterior, onde adaptar jogos do PS4 para o Switch original era um processo mais complexo.
Essa mudança pode ampliar a lista de jogos multiplataforma disponíveis para o novo console.
Apoio de estúdios e futuros lançamentos para o Switch 2
Embora poucos títulos tenham sido oficialmente anunciados para o Nintendo Switch 2, rumores indicam que grandes publicadoras estão interessadas em trazer seus principais jogos para o console.
Microsoft, por exemplo, estaria desenvolvendo versões para o Switch 2 de títulos como Microsoft Flight Simulator 2, Halo: The Master Chief Collection, Diablo IV, Fallout 4 e Starfield.
Nintendo/Reprodução
Veja também: Retrocompatibilidade “é o melhor caminho” para o Switch 2, afirma Nintendo
Essa receptividade por parte dos estúdios pode garantir que a nova plataforma receba suporte robusto desde o lançamento.
Ainda que o console esteja em fase de preparação para o mercado, as expectativas são de que a adaptação de grandes jogos AAA seja mais viável, consolidando o Switch 2 como uma opção competitiva no mercado de jogos.
A Nintendo ainda não confirmou a data exata de lançamento do Switch 2, mas fabricantes de acessórios, como a NACON, indicam que o console deve chegar ao mercado entre abril e setembro deste ano.
Especificações do Nintendo Switch 2 (rumores e vazamentos)
A tabela abaixo foi montada a partir de informações mostradas na foto vazada da placa mãe do dispositivo, com outras informações também de rumores recorrentes.
Todas as informações devem ser consideradas como rumores, e não são confirmadas completamente até um anúncio oficial do novo console pela Nintendo.
ComponenteEspecificaçãoArquiteturaARM CortexAPUNVIDIA Tegra T239, menos de 1.8 GHzSoC CPU8-core A78C,SoC GPUNVIDIA Ampere, 1536 CUDA cores. (561 MHz em modo portátil e 1.007,3 MHz em modo dock)Memória RAM12GB LPDDR5X, 7500 MT/s.Armazenamento Interno256GB UFS 3.1 (Kioxia).Tela8″, 1080p, 60Hz, LCD (talvez semelhante ao PS Portal)BateriaPossivelmente 20Wh.Carregador60WPesoNão confirmado.Dimensões27.0 x 11.6 x 1.4 cm.ConectividadeWi-Fi e Bluetooth (MT3681AEN).Sistema OperacionalCustomizado pela Nintendo.Controlador USBGenesys Logic GL852G, USB 2.0 para Joy-Cons.Leitor de CartuchosMegaChips B2349; retrocompatível com cartuchos antigos.Controlador de MemóriaPI2SSD 3212NCE, otimizado para novos cartuchos.Chip de ÁudioRealtek ALC5658Leitor NFCPN7160B1HN/C100 para amiibos.Controlador USB-CCYPD6228-96BZXI, para carregamento e acessórios.Leitor de Cartões SDSuporte esperado para SD Express.
Fonte: Famiboards/MattAgain.