EconomyFeaturedGoogleNewsTop Stories

Google Keep recebe modo de escrita à mão; saiba mais

O Google Keep, app de notas da big tech, está recebendo algumas novidades, segundo informações do Android Authority.

A principal delas é o modo de escrita à mão, que, como lembra o SamMobile, é inspirado no Samsung Notes, aplicativo que tem o mesmo fim e popular na linha Galaxy.

A versão analisada pelo Android Authority é a 5.24.422.02.90, que está em prévia antecipada. Mais abaixo, o Olhar Digital detalha quais são as novidades do utilitário da big tech.

Notas manuscritas já existem no Samsung Notes (Imagem: Reprodução/Android Authority)

Google Keep recebe escrita à mão do Samsung Notes

O Google Keep é pré-instalado na maioria dos smartphones Android, exceto nos da Samsung;

Ano a ano, a gigante das buscas tenta popularizar cada vez mais o Keep e aumentar sua gama de recursos para competir com o Notes;

Atualmente, os usuários do app do Google podem apenas desenhar em uma nota. As notas escritas à mão ficarão separadas das notas de desenho e não serão afetadas pelo novo recurso;

Apesar de, normalmente, as notas manuscritas funcionarem melhor em dispositivos compatíveis com canetas, o portal diz que elas também funcionam bem se você utilizar o dedo para escrever;

Nele, há citações para “usar caligrafia, imagens e texto para esboçar, rabiscar, fazer brainstorming e capturar todas as suas ideias”;

O SAMMobile indica que, similar ao que ocorre na linha Galaxy Ultra, quando você remover a caneta de seu local de repouso, será possível, por meio de um menu flutuante, começar uma nota à mão no Keep de qualquer lugar no Android;

Além disso, ao menos em dispositivos Google Pixel, será possível coletar informações via ferramenta de captura de tela;

A antiga interface de desenho será mantida para notas de desenho antigas ou para desenhos inseridos em uma nota de texto. Ainda, adicionar desenhos à nota de texto exibirá a antiga interface, mas o Android Authority reforça que isso pode mudar futuramente;

As notas escritas à mão terão o título na parte superior. Já as notas de desenho antigas o terão na parte inferior.

Leia mais:

Como pesquisar no Google com 14 dicas para melhorar seus resultados

Como ativar e desativar Google SafeSearch no PC e no celular

Google Keep finalmente permite anotações com texto em negrito, itálico e mais

Outra novidade relacionada é que essas notas manuscritas poderão ser exportadas como PDFs, já as notas desenhadas só poderão ser compartilhadas em formato de imagem. Ainda, você poderá colocar caixas de texto no meio da escrita à mão.

Já o diálogo de integração das notas à mão mostra um recurso de “texto para esboço”. O portal acredita que isso permita aos usuários que apliquem inteligência artificial (IA) para criação de esboços via comandos de texto.

Como também lembra o SAMMobile, já existe algo parecido nos Galaxy com o Galaxy AI, que usa a IA generativa da Samsung para converter desenhos brutos em imagens de melhor aparência. Vamos ver qual desses dois recursos é o correto (ou quem sabe ambos?).

Na versão web do Google Keep, o site também identificou as notas à mão, porém, por enquanto, elas só aparecem como PDFs, junto às opções de imprimir e baixar.

Espera-se que o Keep se torne o app de notas padrão do Android 15 (que deve chegar aos usuários finais em breve), permitindo que as anotações sejam feitas já na tela de bloqueio (outro recurso já utilizado nos Galaxy pelo Samsung Notes).

Modo de escrita à mão está chegando ao app de otas do Google (Imagem: Reprodução/Android Authority)

Outras novidades

Outros recursos menores detectados pelo Android Authority incluem novas opções para enfeitar as notas, como vários novos visuais para o plano de fundo. Também haverá grande suporte a imagens dentro das notas. Para este recurso, o Google trabalha para que elas sejam movidas e redimensionadas como você bem entender.

Como sempre, não se sabe nem quando, nem se estas novidades serão disponibilizadas para os usuários finais. Resta aguardarmos.

O post Google Keep recebe modo de escrita à mão; saiba mais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box