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10 jogos que floparam no lançamento

A indústria gamer investe bilhões, times perdem dia e noite produzindo um jogo e quando chega o lançamento… ele “flopa”.O termo é utilizado para descrever um fracasso comercial, que atingiu um baixo número de jogadores e, consequentemente, arrecadou menos do que o esperado.

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Ainda que dê para observar isso acontecendo com mais frequência nos últimos anos, o flop não é bem uma novidade nesse mercado. Quem não conhece a história da Atari com as fitas de  E.T: The Extra-Terrestrial, vendendo apenas 30% das unidades produzidas, seguida de devoluções e que acabaram sendo enterradas no Novo México? 

Hoje falaremos um pouco sobre 10 grandes jogos que floparam no lançamento e foram responsáveis por causar um verdadeiro rombo em suas produtoras — seja financeiro ou em seus planos para o futuro. Será que você é uma das poucas pessoas que jogaram algum deles?


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10. Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça

 

A Warner Bros. Games pediu ao estúdio Rocksteady, reconhecido por seu trabalho primoroso na saga Batman Arkham, para trazer sua própria versão do Esquadrão Suicida – com foco no multiplayer e trazendo a Liga da Justiça como os vilões da história. O que podia dar errado? Tudo. As reclamações vão do enredo, gameplay, desempenho e outros fatores.

Os milhares de jogadores logo se tornaram centenas e a própria Warner Bros. Games admitiu o prejuízo que teve com o projeto – o que levou à queda de seus lucros, dos acionistas e à demissão de diversos profissionais da Rocksteady. Nem mesmo oferecer Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça gratuitamente empolgou o público, com seus DLCs registrando números baixos de jogadores. 

9. Epic Mickey 2: The Power of Two

A segunda aventura de Mickley e Oswald não atingiu as expectativas (Imagem: Divulgação/Disney Interactive)

O flop também pode ser visto em Epic Mickey 2, que quase não recebeu atenção do público — mesmo sendo lançado multiplataforma, ao contrário do original que saiu apenas no Nintendo Wii. 

Mesmo com a Disney bancando a campanha de marketing e trazendo ele ao PS3, Xbox 360, PC e até o PSVita, The Power of Two teve um total de 270 mil unidades vendidas nos EUA e fez com que a empresa fechasse sua divisão gamer em definitivo. 

8. Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story + Bowser Jr.’s Journey

Até os jogos do Mario já viram seus “dias de luta” (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Ué, um Mario nesta lista? Para não dizer que o encanador mais famoso do planeta não teve nenhum game flopado em sua extensa carreira, Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story + Bowser Jr.’s Journey está aí para provar que até os grandes têm um momento mais baixo.

Um dos responsáveis pelo seu fracasso foi o lançamento tardio no Nintendo 3DS, chegando em 2019 – dois anos após o Switch ser lançado no mercado. Com todos de olho no console híbrido, a aventura de Mario e Luigi teve uma estreia tímida com 9.500 unidades vendidas no Japão e cerca de 34.500 unidades totais vendidas até os dias atuais, sendo o game do personagem menos vendido desde o Virtual Boy. O flop também fez o estúdio AlphaDream abrir falência.

7. Okami

A falha de Okami gerou o nascimento da PlatinumGames (Imagem: Divulgação/Capcom)

Okami tinha tudo para dar certo, com o projeto sendo encabeçado pelo lendário Hideki Kamiya (que trabalhou em Resident Evil e Devil May Cry) e recebendo total destaque da Capcom na época de seu lançamento. Porém, flopou. Nem mesmo a nota 93 no Metacritic chamou a atenção dos gamers, com apenas 600 mil unidades vendidas.

Ainda que hoje ele seja um clássico e tenha recebido novas remasterizações e até uma prequel, seu lançamento fraco no ano de 2009 foi responsável pela separação da Clover Studio. Para a nossa sorte, uma grande parte deles se uniu para fundar a PlatinumGames, que trouxe sucessos como Bayonetta, Vanquish, Astral Chain e outros grandes games.

6. Shenmue e Shenmue II

Shenmue teve um orçamento muito alto para poucas vendas (Imagem: Divulgação/SEGA)

Tanto o primeiro Shenmue quanto o segundo acabam sendo inseridos no mesmo “pacote”, por representarem um projeto ambicioso da SEGA que não deu tão certo assim. Os dois jogos seguiram o fracasso do Dremcast, somando apenas 1,2 milhão de unidades vendidas — insuficiente para trazer retorno financeiro ao alto investimento que tiveram para dar vida ao projeto. 

Para evitar um prejuízo ainda maior, Shenmue 2 teve suas vendas concentradas apenas na Europa e Japão. Ele só chegou aos EUA através do Xbox, mas a SEGA já tinha desistido tanto do Dreamcast quanto da franquia neste ponto. Uma campanha no Kickstarter reacendeu a paixão dos fãs, permitindo o lançamento do terceiro e último jogo, assim como uma versão remasterizada dos antigos para PS4, Xbox One e PC.

5. Concord

 

A Sony tentou surfar na onda de “hero shooter” com Concord, mas com tantos títulos multiplayer que seguem o mesmo estilo no mercado, o flop veio e bateu bem forte. Com um orçamento de US$ 400 milhões e considerado o “futuro da PlayStation”, ver apenas 700 jogadores simultâneos no PC e cerca de 1.300 no PS5 no lançamento deve ter sido desagradável.

Com vendas estimadas de 25 mil unidades, o estúdio Firework e a Sony fizeram um movimento polêmico: desligaram os servidores e removeram a experiência do PC e do PlayStation 5 – devolvendo o dinheiro de quem adquiriu Concord no formato digital e prometendo ressuscitar o jogo um dia. 

4. Psychonauts

O lançamento de Psychonauts foi fraco, mas a Double Fine fez dar certo depois (Imagem: Divulgação/Double Fine)

A história de Psychonauts é uma daquelas de superação. Lançado em 2005, ele registrou 100 mil unidades vendidas e foi considerado um grande fracasso, levando à saída do CEO da Majesco Entertainment e a um processo movido pelos acionistas contra o executivo. 

A Double Fine adquiriu os direitos de publicação do game posteriormente, lançando ele no WIndows e macOS pelo Humble Bundle em 2012. A estratégia deu frutos e Psychonauts subiu o número de cópias vendidas para 600 mil, garantindo a atenção do público para o financiamento coletivo de sua sequência. Por fim, o estúdio foi adquirido pela Microsoft, então podemos dizer que tiveram um “final feliz”.

3. Marvel vs. Capcom Infinite

 

A franquia Marvel vs. Capcom é querida por muitos jogadores, principalmente aqueles que se aventuraram nos antigos fliperamas que tinham o primeiro ou segundo game da série. Ainda assim, a chegada de Marvel vs. Capcom Infinite ao PS4, Xbox One e PC foi fraca e rendeu apenas 2 milhões de unidades vendidas.

O número pode ser “alto” em comparação aos demais jogos desta lista, mas não pagou sequer a metade do investimento da Capcom no projeto. Além das reclamações aos visuais dos personagens e ausência de lutadores dos X-Men e Quarteto Fantástico do lado da Marvel, a experiência teve a infelicidade de ser atropelada por completo por Dragon Ball FighterZ – da Bandai Namco. 

2. Babylon’s Fall

 

Square Enix e PlatinumGames se uniram para produzir um RPG de ação, o que era um forte sinal de um projeto extraordinário saindo do forno. Porém, Babylon’s Fall sofreu por ser um “jogo como serviço” e por diversos adiamentos – que deixaram o público desanimado com o projeto.

Para piorar a situação, ele sofreu diversas críticas negativas e reclamações do público – como ao seu sistema de combate e também as mecânicas da experiência. O resultado foi um pico de 1.179 jogadores no Steam em seu lançamento e uma queda colossal nos dias seguintes – chegando a ter até apenas um jogador dentro do game.

1. E.T: The Extra-Terrestrial

As adaptações de filmes já davam problema nos anos 80 (Imagem: Reprodução/Atari)

Baseado no icônico filme de Steven Spielberg, E.T: The Extra-Terrestrial é o verdadeiro exemplo de como um jogo pode se tornar flopado. Um desenvolvimento acelerado (a equipe teve apenas cinco semanas para produzir o título) levou ao que é chamado o “pior jogo da história”, com um gameplay terrível, incontáveis bugs e nenhuma conclusão para a experiência.

Das cinco milhões de unidades que deviam vender, apenas 1,5 milhão saíram das prateleiras, isso sem contar a quantidade de cartuchos devolvidos por jogadores irados. Em 2014, o documentário Atari: Game Over encontrou centenas de cartuchos do game enterrados no deserto do Novo México, com ex-funcionários afirmando que 800 mil unidades tinham sido colocadas embaixo da terra. O fracasso de vendas foi tamanho que contribuiu para a falência da Atari, em 1984.

Leia a matéria no Canaltech.

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