Novo SSD portátil da Kioxia tem menos de 10cm e armazena até 2TB
A Kioxia apresentou nesta semana a nova geração de seu SSD portátil, o Exceria Plus G2. Medindo menos de 10cm, o pequeno drive chega nas capacidades de 500GB, 1TB e 2TB, revestido num case compacto de alumínio que promete muita durabilidade. Além disso, ele é compatível com PCs, dispositivos móveis e consoles.
Usando a interface USB 3.2 Gen2 para se conectar, o Kioxia Exceria Plus G2 entrega velocidades de até 1.050MB/s em leitura, e até 1.000MB/s em gravação. O dispositivo conta com uma porta Type-C para se conectar, mas acompanha um cabo USB-C para A também.
Fonte: Kioxia
Evidentemente que não é o desempenho o principal atrativo do novo SSD portátil da Kioxia. O produto mede apenas 72 x 40 x 11,8mm, pesando 42g. Ou seja, literalmente cabe no bolso. Sendo assim, ele também traz certificado MIL-STD-810H de resistência contra choques. O teste envolve derrubar o SSD no chão de uma altura de 122cm, e o Exceria Plus G2 continuou funcionando depois de cair 26 vezes.
A Kioxia ressalta que seu novo SSD portátil é compatível “direto da caixa” com sistemas atuais, o que inclui PlayStation e Xbox. A empresa destaca ainda seu software de gerenciamento de drive, o SSD Utility Management Software, que oferece ferramentas de diagnóstico e permite colocar uma senha no dispositivo para proteger seus arquivos.
Fonte: Kioxia
O Exceria Plus G2 chega no último trimestre do ano de 2024, mas a fabricante não divulgou ainda os preços para o drive portátil.
Kioxia quer cada vez mais camadas no SSD
A Kioxia ressalta que usa tecnologia BiCS FLASH 3D nas memórias NAND em seu novo SSD. Curiosamente, foi a empresa que inventou a tecnologia NAND, em 1987 quando ainda se chamava Toshiba.
Mais sobre SSDs:
Samsung lança SSDs 990 EVO Plus até 50% mais rápidos
SSDs podem ficar maiores e mais baratos com QLC de 9ª geração da Samsung
Kioxia afirma que em 2027 terá NAND flash com 1.000 camadas
E agora a companhia quer ser a primeira a alcançar o empilhamento de 1.000 camadas nesse tipo de memória. Segundo a Kioxia, veremos os primeiros chips NAND com esse número impressionante aparecendo até o ano de 2027.
Fonte: TechPowerUp