EconomyNewsTop Stories

Bola de fogo ilumina o céu próximo à fronteira entre EUA e Canadá

Um meteoro extremamente brilhante foi visto nos céus da América do Norte na segunda (21), por volta das 20h no horário de Brasília. Robert Lunsford, membro da Sociedade Americana de Meteoros, descreve que o fenômeno foi observado perto da fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Objeto que caiu em casa é lixo espacial da ISS, diz NASA Lixo espacial: o que é esse perigo na órbita da Terra?

 

Em uma publicação no EarthSky, Lunsford descreveu que a organização recebeu mais de 300 relatos da observação da bola de fogo. Tanto os termos “bola de fogo” quanto o “bólido” são usados por astrônomos para descrever meteoros tão brilhantes que podem ser vistos em áreas bastante amplas. 

No caso, a bola de fogo foi visível por observadores que estavam no estado da Carolina do Norte, Michigan e em Nova York.”As bolas de fogo podem ser muito brilhantes, cruzando o céu escuro da noite, e elas são quase sempre inesperadas”, descreveu ele. Estes fenômenos são visíveis em áreas amplas porque ocorrem em altitudes de aproximadamente 50 km.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

 

A bola de fogo foi espetacular por si só, mas fica ainda mais surpreendente porque ocorreu quase acompanhada de um evento inusitado: um asteroide pequeno se chocou com a Terra e foi detectado pouco antes do impacto. É a terceira vez neste ano que os astrônomos descobrem uma rocha espacial pouco antes da colisão com nosso planeta. 

O asteroide pareceu medir cerca de um metro de diâmetro, mas foi grande o suficiente para criar uma bola de fogo visível a quase 1.000 km do litoral da Califórnia. A energia liberada pelo impacto com os gases atmosféricos foi um pouco menor que aquela liberada pelo objeto que entrou na atmosfera na região das Filipinas em setembro.

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box