EconomyNewsTop Stories

A melhor cura para ressaca é fazer exercícios regularmente

A melhor cura para ressaca é fazer exercícios regularmente. Pelo menos, é isso o que sugere um novo estudo da Nottingham Trent University (Reino Unido). O material chega para solucionar o enigma que aflige muitas pessoas — o temido desconforto após uma noite de bebedeira e as possíveis soluções.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Água ajuda a prevenir ressaca? Provavelmente não Ressaca forte | Cientistas descobrem que a culpa não é toda do exagero na bebida

O estudo, publicado no periódico Addictive Behaviours, envolveu 1.676 estudantes de graduação que tiveram pelo menos uma ressaca nos últimos três meses. Todos os participantes fizeram pelo menos 30 minutos de atividade física moderada por semana.

Para a pesquisa se concretizar, esses voluntários preencheram questionários online avaliando seus padrões de consumo de álcool, níveis de atividade física e a frequência e gravidade dos sintomas de ressaca.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os pesquisadores descobriram uma relação notável entre atividade física e sintomas de ressaca. Claramente, as pessoas que consumiram mais álcool tiveram ressacas com mais frequência e com maior gravidade. No entanto, essas associações foram reduzidas em pessoas que se envolveram em atividade física.

Com base nisso, os pesquisadores sugerem que níveis mais altos de exercício podem reduzir a gravidade dos sintomas de ressaca. 

“A atividade física pode amortecer as consequências fisiológicas negativas do consumo de álcool, incluindo ressacas. Os resultados também revelaram que indivíduos que consumiam mais álcool por mês tinham ressacas com mais frequência e tinham sintomas mais graves. Essas associações foram atenuadas entre indivíduos que passavam mais horas praticando atividade física vigorosa, mas não moderada”, diz o estudo.

Exercícios físicos como a corrida podem ajudar a prevenir a ressaca (Imagem: Mario Valenzuela/Pexels)

“O estudo é o primeiro a mostrar que a atividade física influencia a experiência de ressaca, e isso pode ser um mecanismo subjacente à relação entre atividade física e o consumo de álcool. Nossas descobertas podem contribuir para o desenvolvimento de intervenções para problemas relacionados ao álcool e transtornos por uso de álcool”, completam os pesquisadores.

Existe cura para a ressaca?

Não é de hoje que os cientistas querem encontrar uma cura para a ressaca. No entanto, uma revisão da revista Addiction analisou diferentes substâncias que costumam ser utilizadas ​​para aliviar a ressaca e concluiu que, pelo menos por enquanto, não há evidências reais de que algum desses métodos realmente funcione.

Ainda assim, o próprio estudo revelou que cravo, ginseng vermelho e suco de pera podem reduzir o desconforto durante a ressaca. Já o ácido tolfenâmico (um analgésico anti-inflamatório), o piritinol (vitamina B6) e o aminoácido L-cisteína trouxeram alguns benefícios.

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box