Serviços como Game Pass e PS Plus não são o futuro, diz analista
Serviços de assinatura de jogos como o Game Pass e a PS Plus ganharam bastante destaque nos últimos anos e a Microsoft está inclusive focando bastante na estratégia. Entretanto, para Mat Piscatella, um analista de mercado famoso da indústria, não acredita que esse seja o futuro.
Na verdade, explicando melhor, ele não acredita que serviços de games sejam a única alternativa para o futuro como muitos apontam, mas que eles certamente farão parte de um futuro composto de múltiplos elementos. Segundo Piscatella, essa opinião é baseada nos números dos últimos anos.

Imagem: Xbox
Serviços de jogos (como Game Pass e PS Plus) não crescem há anos
Recentemente, Mat Piscatella publicou no Bluesky que faz alguns anos que os serviços de assinatura de jogos não estão crescendo. Na realidade, o único crescimento foi no fim de 2024 com o Game Pass, que viu 12% de aumento após a chegada de Call of Duty.
US spending on video game subscriptions had been basically flat for years following 2020-21 growth, only boosted by 12% in Q4 thanks to CoD going to Game Pass.
Subscriptions are certainly not THE future of gaming (although they can continue to be part of it).
— Mat Piscatella (@matpiscatella.bsky.social) 27 de abril de 2025 às 16:14

PS Plus
Por conta disso, Piscatella não acredita que serviços como o Game Pass e a PS Plus serão o futuro da indústria – no sentido de que o mercado terá um foco enorme nessa área. Entretanto, certamente eles terão um papel importante ainda assim.
A resposta da publicação de Piscatella veio para a remoção de diversos jogos da PS Plus no mês de maio. Além disso, o analista crê que os serviços de assinatura de jogos seguirá algo similar às assinaturas dos streamings, ou seja: uma estagnação ocorrida mais cedo do que se imaginava.
Nos EUA, o dinheiro gasto em assinaturas de jogos tem estado estável ao longo dos anos após o aumento em 2020 e 2021, crescendo apenas 12% no fim de 2024 com a chegada de Call of Duty no Game Pass. As assinaturas certamente não são O futuro dos games (mas podem continuar a fazer parte dele)”

Imagem: Activision
Piscatella comentou também que esses dados correspondem somente aos consumidores dos Estados Unidos e não representa necessariamente o mercado global. Entretanto, o analista crê que empresas como Sony e Microsoft vão começar a afastar o foco de marketing dos serviços de assinaturas.
Fonte: Mat Piscatella