DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Em primeira fala pública, presidente da SEC defende inovação cripto

Bitpanda-diz-q-cripto-sec

Após muita espera, o mercado enfim pode escutar aquilo que muitos já sabiam: a forma como SEC tratou o setor cripto nos últimos anos ficou para trás. Agora, a afirmação veio da boca do próprio presidente da entidade, Paul Atkins. O empresário de 67 anos era muito aguardado pelo mercado desde que seu nome foi anunciado por Trump, logo após a eleição em 2024.

Durante o evento “Know Your Custodian: Key Considerations for Crypto Custody”, realizado nesta sexta-feira (25) na sede da SEC em Washington, Atkins destacou os benefícios das criptomoedas e prometeu colaborar com o Congresso para criar um marco regulatório mais claro e favorável ao setor.

Nova era na SEC

Atkins, empossado na semana passada após confirmação do Senado, afirmou que espera “enormes benefícios” dos ativos digitais, incluindo redução de riscos e custos.

“Estou ansioso para interagir com os participantes do mercado e trabalhar com colegas do governo do presidente Trump e do Congresso para estabelecer uma estrutura racional e adequada para criptoativos”, declarou.

A fala representa uma guinada diametralmente oposta em relação à administração anterior, liderada por Gary Gensler, que adotou uma linha dura contra o setor. Durante a administração Biden, o entendimento da SEC era que as criptomoedas eram títulos mobiliários.

Por conta dessa interpretação, a SEC passou a demandar das empresas de criptomoedas licença específicas para negociação de ações, como as detidas por corretoras de valores.

Ocorre que, como nenhuma delas possuía essa licença, todas foram alvo de processos de investigação do órgão. Criando, assim, uma onda de medo entre investidores e levando a muitos críticos a acusarem a SEC de estar sufocando a inovação do setor.

Desde a saída de Gensler em janeiro, entretanto, a SEC encerrou muitas dessas ações, e em uma espécie de mea-culpa, criou uma força tarefa para dar mais clareza ao setor.

Críticas ao antecessor

Grandes players do setor cripto celebram Atkins como o nome certo, no lugar certo, na hora certa. Ele fundou a consultoria Patomak Global Partners, que atende exchanges e plataformas DeFi. Além disso, já esteve à frente da SEC durante a presidência de George W Bush (2002 a 2008). Em sua primeira fala pública como presidente da agência, fez questão de se posicionar como aliado do setor.

“A inovação, infelizmente, foi sufocada nos últimos anos devido à incerteza do mercado e regulatória que infelizmente a SEC fomentou” declarou Atkins.

Seu discurso indica que o apoio do setor em favor de Donald Trump foi acertado. Agora, resta saber quais serão as ações da SEC para impulsionar a adoção institucional de criptomoedas. Na sua mesa, 72 pedidos de ETF de criptomoedas aguardam decisão.

O post Em primeira fala pública, presidente da SEC defende inovação cripto apareceu primeiro em CriptoFacil.

Facebook Comments Box