Ryzen Threadripper 9000WX: suporte para Shimada Peak aparece em placas TRX50 da Gigabyte
A próxima geração de processadores Ryzen Threadripper de alta performance parece cada vez mais próxima, apesar da AMD ainda não falar nada sobre os componentes. O vazamento da vez vem da Gigabyte, dando mais credibilidade aos rumores de que logo veremos as novas CPUs, também conhecidas como Shimada Peak.
Sem alarde, a conhecida fabricante disponibilizou um update de BIOS para suas placas-mãe com socket TRX50, compatível com Threadripper. Entre as novidades da atualização, aparece listado o AMD SHP-AGESA 1.0.0.0 “para suporte a CPUs da próxima geração”.

SHP foi rapidamente identificado como uma sigla para SHimada Peak, o codinome dos processadores Ryzen Threadripper 9000WX, que já vazaram quase em sua totalidade em documentos de transporte.
Devido às informações da base NBD esperamos seis SKUs para os Shimada Peak, baseados em Zen 5. Começa no Ryzen 9 9945WX, com 12 núcleos e 24 threads e termina no provável Ryzen 9 9995WX, com 96 núcleos e 192 threads. Todos os produtos já apareceram com seus nomes comerciais em vazamentos, menos a opção high-end, que só vazou nos rumores com sua contagem de núcleos.
AMD na Computex vai mostrar Threadripper também?
As expectativas estão se acumulando para a apresentação da AMD na Computex 2025, que é o próximo evento de grande visibilidade no qual a companhia vai participar. Devido ao que se espera do lançamento das Radeon RX 9060 XT, já se especula a algum tempo que a AMD deve falar delas em sua keynote.

Além disso, um vazamento recente das Radeon 9000M, que vão levar RDNA 4 aos notebooks pela primeira vez, também colocou o anúncio dessa linha de GPUs no radar para o que poderemos ver pela AMD na Computex.
Notícias relacionadas:
- AMD anuncia conferência na Computex 2025 para o dia 21 de maio
- Ryzen Threadripper 9985WX de 64 núcleos e mais modelos Shimada Peak aparecem
- AMD Ryzen Threadripper 9975WX e 9965WX “Shimada Peak” aparecem em vazamento
Enquanto isso, os vazamentos de Threadripper não param, então naturalmente também se espera alguma coisa sobre os Shimada Peak no evento. Com a Gigabyte se antecipando e preparando suas placas para receber os novos produtos, parece mais provável ainda.
Fonte: VideoCardz