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Uber é processada por dificultar cancelamento do Uber One nos Estados Unidos

A Uber foi processada pela Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos por “práticas enganosas”, como cobrar pela assinatura do Uber One sem consentimento dos usuários e dificultar o cancelamento do plano. A ação foi protocolada nesta segunda-feira (21), segundo a agência.

A ação recai sobre o Uber One, programa de assinatura que oferece descontos em corridas e outros benefícios. No Brasil, o serviço custa R$ 19,90 ao mês ou R$ 198 por ano.

A Comissão afirma que, ao assinar o Uber One, há uma “falsa promessa de economia de US$ 25 por mês”, já que a empresa não inclui o valor da assinatura, de US$ 9,99 mensais, neste cálculo. A FTC acusa a Uber de “esconder” as informações, usando letras pequenas e pouco visíveis.


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“Alguns consumidores que se inscreveram para um teste gratuito afirmam ter sido cobrados automaticamente pelo serviço antes do término do período, embora a Uber prometa aos clientes a possibilidade de cancelar sem custos durante o período de teste”, diz o comunicado.

Diante desse cenário, a Uber é acusada de violar as práticas da Comissão ao não deixar claro para os clientes os termos de uso dos serviços que estão vendendo.

A Uber também é acusada de dificultar o cancelamento da assinatura, com a alegação de que o usuário pode ser forçado a passar por 23 telas diferentes e precisar de até 32 ações para cancelar o Uber One.

“Se o cliente tenta fazer o cancelamento, a Uber pode obrigá-lo a dizer por que quer cancelar o plano, pedir para que pausem a assinatura ou, caso isso não funcione, apresenta ofertas para que continuem”, diz a nota.

Ainda segundo a Comissão, alguns usuários precisaram contatar o atendimento ao cliente para conseguir fazer o cancelamento, e também foram cobrados por mais um mês após encerrarem a assinatura.

O que diz a Uber?

Procurada pelo Canaltech, a Uber não respondeu as tentativas de contato até o momento da publicação. A matéria poderá ser atualizada.  

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Leia a matéria no Canaltech.

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