DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Emulação do Switch no iPhone já é possível sem jailbreak

As novas regras da União Europeia que obrigaram a Apple a abrir o iPhone para lojas alternativas tornou possível algo que muitos consideravam impossível. Graças à existência de opções como a AltStore Classic, os donos do smartphone agora podem usá-lo para rodar jogos do Nintendo Switch sem precisar de qualquer jailbreak.

Lançada no dia 16 de abril, a loja alternativa permite a instalação de diversos apps que não passaram pela aprovação da fabricante do aparelho, incluindo aqueles que não usam a compilação JIT. Na prática, isso significa que emuladores podem ser distribuídos sem nenhuma restrição — o que inclui opções populares como o Dolphin e o meloNX.

O acesso à AltStore Classic no iPhone acontece usando a AltStore PAL, cujo acesso continua restrito a países da União Europeia. Isso significa que, para acessar os emuladores do Switch e outras plataformas, será preciso abrir uma loja dentro de uma loja. Apesar de parecer confuso, o processo é bastante simples na prática.

iPhone não precisa mais ser desbloqueado para rodar emuladores

Segundo os criadores da AltStore Classic, sua versão presente dentro da AltStore PAL não exige mais o uso de um PC ou Mac auxiliar para a instalação de aplicativos. No entanto, ainda vai ser preciso gerenciar manualmente os apps que não têm aprovação oficial da Apple — o que não é um grande obstáculo diante das possibilidades que a loja alternativa oferece.

Emulação do Switch no iPhone já é possível sem jailbreak
Foto: Divulgação/AltStore

Na prática, a AltStore Classic é somente a versão mais recente de um espaço que já pode ser acessado desde 2019, mas que dependia de aparelhos desbloqueados. Vale notar que, mesmo fora da União Europeia, o iPhone já possui acesso a alguns emuladores (pagos e gratuitos) através de sua App Store.

No entanto, eles estão mais sujeitos às ações legais de companhias como Sony e Nintendo, que são conhecidas por apelar aos tribunais para bloquear projetos do tipo. Assim, a emulação de plataformas recentes, como o Switch, deve continuar restrita durante um bom tempo a quem consegue ter acesso a meios alternativos àqueles oferecidos pela Apple.

Fonte: AltStore

Facebook Comments Box